Pesquisa aberta do CAU/BR busca equidade de gênero na área

O questionário se estende a todos os cidadãos e tem o objetivo de nivelar a atuação de homens e mulheres na arquitetura


(Imagem: Divulgação)

Neste mês, a Comissão para a Equidade de Gênero (CTEG) do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) lançou a pesquisa pública que busca equiparar o trabalho de homens e mulheres no ramo da Arquitetura e Urbanismo brasileiro. A ideia convida toda sociedade a participar do questionário, visto que o compromisso se estende a todos enquanto cidadãos.

A CTEG nasceu a partir da iniciativa do CAU/BR em aderir à plataforma Women Empowerment Principles (WEP), criada pela ONU Mulheres e o Pacto Global, com o objetivo de promover a equidade de gênero na área. Ainda, é a CTEG a responsável por produzir e encaminhar as propostas políticas ao CAU referente ao assunto.

Destacam-se como ações já realizadas, a partir de tal criação, a campanha nacional Trajetórias Inspiradoras de Arquitetas e Urbanistas; o diagnóstico inédito sobre a presença da mulher na Arquitetura e Urbanismo; o Acordo Coletivo, que incluiu a previsão de licença paternidade de 20 dias consecutivos e de redução da jornada de trabalho em 2 horas diárias às colaboradoras que retornarem da licença maternidade; o Núcleo de Gestão de Pessoas, que convidou todos os colaboradores do Conselho a paralisarem suas atividades durante a realização dos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino; o Ciclo de debates: Mulheres na arquitetura.

Para os próximos meses já está previsto mais um ciclo de debates que percorrerá as cinco regiões brasileiras. Em setembro, o encontro acontecerá em Sergipe; outubro será em Porto Alegre, durante o Congresso Brasileiro de Arquitetos (CBA); novembro em Salvador e Rio Branco, e em dezembro acontecerá em Brasília, durante as comemorações do Dia do Arquiteto e Urbanista. Já em 2020, o ciclo inaugura em fevereiro, em Fortaleza; março em São Paulo com abrangência internacional e, finalmente, em julho no Rio de Janeiro, durante o 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020RIO).

Participe do diagnóstico sobre equidade de gênero!