Prefeitura de SP inicia projeto Largo do Arouche

Assinado pelo Triptyque Architecture, o projeto foi oficialmente lançado na última sexta-feira (24) em cerimônia pela Prefeitura de São Paulo


(Imagem: Estúdio Módulo | Divulgação)

No dia 24 de maio de 2019, o encontro no Largo do Arouche, importante localidade da região central de São Paulo, lançou oficialmente o projeto de requalificação da área elaborado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque Architecture.

O programa prevê a implantação do projeto em duas etapas, sendo que a primeira, iniciada no dia 24 de maio, está prevista para ser finalizada dentro do período de quatro meses. Ao final de ambas as etapas, a estimativa de investimento é de R$ 3,8 milhões. Até agora, segundo o prefeito Bruno Covas em conteúdo disponibilizado no site oficial da Prefeitura de São Paulo, foram arrecadados R$ 2,3 milhões e, para o restante da obra, ainda se busca da iniciativa privada.

O processo, em desenvolvimento desde 2017, é fruto da parceria entre a Associação Viva o Centro, responsável por administrar as etapas do projeto, juntamente à supervisão da Subprefeitura Sé e da SP Obras, e a Câmara de Comércio França-Brasil, que fez a captação de recursos.

O projeto, de 12 mil metros quadrados, objetiva requalificação do espaço urbano através da preservação da identidade e história do lugar. Segundo o escritório responsável, as pesquisas realizadas com os próprios usuários locais demonstraram duas principais ações, que deveriam priorizar questões relacionadas à segurança e limpeza.

Para tanto, a ampliação da praça contaria com amplo projeto de iluminação e sistema mais eficiente de drenagem. Ainda, foi considerada a proposta de um novo mercado de flores com aberturas para ambos os lados do espaço. O equipamento receberá uma cobertura metálica que forma um dossel em um pilar central, sendo esse o responsável por captar água da chuva. Ainda, o quiosque terá jardim vertical e painéis solares para assegurar sua autossuficiência. O projeto também prevê uma horta comunitária, banheiros públicos, espaço infantil, espaço pet e palco para apresentações e atividades diversas.