Projeto celebra 50 anos de produção de Gustavo Penna

Intitulado “Gustavo Penna 73/23 - 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra”, o projeto é constituído por um extenso programa em homenagem à obra do arquiteto mineiro


Arquiteto Gustavo Penna (Foto: divulgação)

 

Idealizado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas) em Poços de Caldas, o projeto “Gustavo Penna 73/23 – 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra” prevê uma série de atividades até 2023, ano em que será comemorado o aniversário de 50 anos de carreira de Gustavo Penna.

A extensa programação, desenvolvida em parceria com o escritório Gustavo Penna Arquitetos & Associados e a KPMO Cultura e Arte, inclui a publicação de livros e a realização de workshops, plataforma multimídia e exposição sobre o legado do arquiteto mineiro.

Além disso, também compõem o cronograma concursos de ideias para estudantes sobre soluções para os desafios da cidade contemporânea, que renderão como premiação aos vencedores – em todas as edições – uma residência arquitetônica no Gustavo Penna Arquitetos & Associados, com mentoria exclusiva do titular do escritório.

O primeiro workshop, chamado “Arquitetura como Símbolo”, acontecerá na escola de arquitetura da PUC Poços de Caldas, nos dias 19 e 20 de novembro. Também já está aberta a inscrição no primeiro concurso de ideias do projeto, que visa a apresentação de proposta de intervenção em uma área da cidade de Poços de Caldas.

Aberto a estudantes do quarto ao décimo período de graduação, o concurso é promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Minas Gerais (IAB-MG) e renderá à equipe vencedora a residência no escritório de Gustavo Penna entre os dias 14 de janeiro e 1 de fevereiro de 2019.

Outros concursos e workshops serão organizados nos anos seguintes e, a cada edição, novos temas serão propostos, sempre de acordo com os desafios das cidades e das universidades que irão sediar os debates.

Para Gustavo Penna, não há maneira mais motivadora de celebrar seus 50 anos de carreira, pois é justamente no debate entre gerações que surgem novas maneiras de pensar e criar: “Meu entusiasmo é grande. Trabalhar junto com os estudantes. Ampliar o diálogo e imaginar territórios da invenção. É o movimento que celebra a vida”.

Saiba como participar do 1º Concurso de Ideias para Estudantes do projeto “Gustavo Penna 73/23″