Pavilhão de Le Corbusier em Zurique é reaberto

Último edifício projetado por ele, o pavilhão na cidade suíça de Zurique passou por uma renovação - e atualmente abriga uma exposição com itens diversos acumulados pelo arquiteto

Vista do Pavilhão Le Corbusier, em Zurique (Foto: @ZHdK)


Inaugurado originalmente em 1967, o pavilhão à beira do lago Zurique sintetiza preceitos desse que é um dos maiores arquitetos, urbanistas, designers e artistas modernos. Desde 2014, quando terminou o contrato vigente e a construção passou às mãos da municipalidade, ganhou força a ideia de retomar o espaço como um lugar dedicado à divulgação do trabalho do franco-suíco.

O local reabriu em 11 de maio de 2019 após uma intervenção cuidadosa. Agora sob a égide do Museum für Gestaltung Zurich, recebe exibições temporárias, eventos e workshops abordando distintos aspectos da ampla produção de Le Corbusier - atualmente acontece ali a exposição "Mon Univers", que reúne diversos itens acumulados pelo próprio arquiteto ao longo dos anos. Entre máscaras africanas, conchas, cerâmicas, utilitários e esculturas, destacam-se telas com traços cubistas e outras marcadas pela abstração.

Iniciada em 2017, a obra de restauro liderada pelos arquitetos Silvio Schmed e Arthur Rüegg recuperou, entre outros aspectos importantes, as cores vibrantes dos painéis da fachada do edifício erguido originalmente com aço e vidro (alinhado ao princípio da pré-fabricação, tão caro aos modernistas) e de acordo com o sistema Modulor - desenvolvido pelo franco-suíço com base nas proporções áureas como uma ferramenta para a aplicação da escala humana em seus projetos.

Com cerca de 600 metros quadrados, o pavilhão havia sido encomendado na época pela designer de interiores e galerista Heidi Weber (amiga de Le Corbusier e apoiadora de seu trabalho) para ser um local de síntese das artes, próprio para receber e fomentar a boa arquitetura, além do design e das artes.

Ao percorrer os quatro pavimentos do lugar, a visita dá acesso também a móveis assinados pelo mestre (e outros), assim como fragmentos de filmes em aparece a figura de Le Corbusier.

Confira na galeria algumas imagens do projeto e da mostra.

Fonte: Museum für Gestaltung Zurich



Publicada originalmente em ARCOweb em 02 de Julho de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora