Seminário debate panorama internacional de habitação solidária

O evento que acontecerá no Rio de Janeiro, no dia 31 de julho, tem como objetivo discutir modelos inovadores de organização para a habitação social

Imagem: divulgação


Na próxima terça-feira, 31 de julho, será realizado no Rio de Janeiro o seminário “Produção Habitacional Solidária: Panorama Internacional”, que visa apresentar modelos inovadores de organização para promoção da habitação social, além de debater a atuação das cooperativas habitacionais, apresentando exemplos do Brasil, Suíça, Alemanha, Holanda, Etiópia e Uruguai.

O evento é promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU/RJ) em parceria com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Ippur / UFRJ), Observatório das Metrópoles e com o Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Zurique (ETH Zurique) – considerado uma das melhores escolas de arquitetura do mundo.

Os palestrantes do Ippur e do ETH Zurique divulgarão os resultados de pesquisa realizada em 2016, intitulada “Produção Cooperativa de Habitação – Inovação Sócio-tecnológica para a Provisão de Habitação para Populações de Baixa Renda”. Trata-se de um estudo que buscou detectar o potencial transformador do desenvolvimento urbano, baseado na organização comunitária e formação de cooperativas.

Os exemplos brasileiros - Mutirão Paulo Freire e MCMV-E Amaral/Florestan - serão apresentados por Patrícia Ventura (doutoranda do ETH Zurique) e Rainer Hehl (professor convidado da Universidade Técnica de Berlim), que abordarão ainda casos internacionais, como o complexo Kalkbreite, na Suíça, e as cooperativas de habitação HagereGojjo, na Etiópia, e Spreefeld, na Alemanha.

“Um dos objetivos é fornecer modelos de organização inovadores que promovam a habitação social, considerando diferentes contextos históricos e regionais”, comenta Patrícia Ventura sobre o seminário. “Vamos discutir ainda como a micropolítica brasileira dos mutirões, dos anos de 1990, transformaram-se no programa habitacional Minha Casa Minha Vida Entidades (MCMV-E), um dos maiores do mundo”, acrescenta.

As experiências das Associações Habitacionais Holandesas serão relatadas pelo arquiteto e urbanista e gerente geral do CAU/RJ, Ricardo Gouvêa. O tema foi objeto da sua tese de doutorado. Já a Federação Uruguaia de Cooperativas de Habitação por Ajuda Mútua (Fucvam) na América Latina será apresentada por seu ex-presidente, Mario Figoli.

Um panorama recente sobre a Produção Social de Moradia no Brasil será abordado pelas arquitetas e urbanistas Luciana Lago, do Núcleo Interdisciplinar para o Desenvolvimento Social (Nides/UFRJ) e Observatório das Metrópoles; Thais Velasco, do Ippur/UFRJ e Observatório das Metrópoles; e Sandra Kokudai, da Fundação Bento Rubião e Comissão Temporária de Assistência Técnica do CAU/RJ.

Na última mesa, Edilson Mineiro, da Assessoria Jurídica da União Nacional por Moradia Popular (UNMP), falará sobre proposta de marco legal para autogestão habitacional. Nabil Bonduki, ex-vereador por São Paulo e professor da FAU-USP, e Adauto Cardoso, professor e pesquisador do Ippur, serão os responsáveis pela mediação.

Programação

14h – Abertura
Jeferson Salazar – Presidente do CAU/RJ
Luciana Correa do Lago – Pesquisadora do Nides/UFRJ e Observatório das Metrópoles
Rainer Hehl – Professor da Universidade Técnica de Berlim

14h30 às 15h30
- “Housing the Coop”, pesquisa sobre habitação solidária na Suíça, Alemanha, Etiópia e Brasil
Rainer Hehl e Patrícia Ventura (ETH Zurique)

15h45 às 16h15
- A experiência das Associações Habitacionais Holandesas
Ricardo Gouvêa (CAU/RJ)

16H30 às 17h
- FUCVAM e o Cooperativismo Habitacional na América Latina
Mario Figoli (Fucvam)

Mediação: Adauto Cardoso (Ippur/UFRJ e Observatório das Metrópoles

17h30 às 18h – Coffee Break

18h às 18h45
- Panorama Recente da Produção Social de Moradia no Brasil
Luciana Lago (Nides/UFRJ e Observatório das Metrópoles), Sandra Kokudai (Bento Rubião) e Thais Velasco (Ippur/UFRJ e Observatório das Metrópoles)

18h45 às 19h15
- Proposta de Marco Legal para Autogestão Habitacional
Edilson Mineiro (Assessoria Jurídica/UNMP)

Mediação: Nabil Bonduki, ex-vereador por São Paulo e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Seminário “Produção Habitacional Solidária: Panorama Internacional”
Local Auditório do CAU/RJ
Endereço 
Avenida República do Chile, 230, 2º andar - Rio de Janeiro (RJ)
Horário
 a partir das 14h 
Para participar é necessário preencher formulário online

Publicada originalmente em ARCOweb em 24 de Julho de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora