Seminário PROURB tematiza percursos e prospecções urbanas

Nos próximos 19 e 20 de março, na Casa Firjan (RJ), o evento "Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas" discute teorias e práticas do urbanismo contemporâneo e, de quebra, comemora os 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da FAU-UFRJ


(Imagem: Divulgação)

Organizado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FAU-UFRJ), o Seminário Internacional “Urbanismo 25 anos: percursos e prospecções” acontece nos dias 19 e 20 de março de 2020, na Casa Firjan (RJ). O evento promete por em voga importantes questões relacionadas ao setor e discutir teoria e prática no mundo contemporâneo urbano. Além do mais, serve à celebração dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Urbanismo (PROURB) da referida instituição.

Selado oficialmente como preliminar ao 27° Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2020Rio) - que acontece em julho deste ano -, o evento contará com a participação de expoentes como Mario Schjetnan (México), Martha Fajardo (Colômbia) e Monique Eleb (França) que, juntamente a outros confirmados, debaterão em quatro mesas redondas com os temas Cidade e Projeto, Cidade e Tempo, Cidade e Contexto e Cidade e Futuro.

Em todas o objetivo é refletir sobre a cidade e o urbanismo a partir de diferentes pontos de vista, sejam eles projetuais, históricos, culturais, políticos, artísticos ou ecológicos. O diferencial é a reunião de representantes de oito países, além do Brasil, que contribuirão com suas próprias referências e pontos de vista sobre cidade e perspectivas futuras. A saber: David Gouverneur (EUA), Max Welch Guerra (Alemanha), Jorge Moscato (Argentina), Oscar Grauer (Venezuela/EUA), e Gareth Doherty (EUA), e dos brasileiros Sérgio Magalhães (presidente do Comitê Executivo do UIA2020Rio e professor do PROURB), Giselle Beiguelman (FAU-USP), Carlos Alberto Ferreira Martins (IAU - USP São Carlos), Beatriz Resende (UFRJ) e Luiz Alberto Oliveira (curador do Museu do Amanhã).

Para a coordenadora da PROURB/FAU-UFRJ, Denise Pinheiro Machado, o seminário põe em evidência as contribuições do Programa para a cidade e a sociedade: “Desde os anos 90, num momento em que se afirma a cultura do projeto urbano na cidade, o PROURB vem debatendo a cidade pioneiramente a partir do projeto, sob diferentes olhares. O Seminário pretende contribuir nas discussões conceituais e programáticas que vêm se desenvolvendo na área de Arquitetura e Urbanismo no país e no exterior. Reúne tanto palestrantes que contribuíram com o Programa de Pós-Graduação ao longo de sua trajetória como convidados que nos visitam pela primeira vez. Se espera que o Seminário impulsione o debate e avance na compreensão de temas e enfoques inovadores para a cidade contemporânea”.

O seminário também terá exposição comemorativa da produção acadêmica e intelectual da PROURB ao longo de sua existência, ressaltando a excelência do Programa no ensino, na pesquisa e nos intercâmbios nacionais e internacionais.

Confira a programação e inscreva-se pelo site.


19 de março de 2020

9h - Abertura

10h - 12h30 | Cidade e espaço
Moderador Lucia Costa (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes Mario Schjetnan (GDU-Mexico); Oscar Grauer (Pennsylvania University - EUA); Jorge Moscato (UBA - Argentina)

14h | Palestra: Urbanismo Ecológico na América Latina - Gareth Doherty (Harvard University)

15h - 17h30 | Cidade e tempo
Moderador Rosangela Cavallazzi (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes Monique Eleb (ENSA-Malaquais - França); Carlos Alberto Ferreira Martins - (IAU - USP São Carlos); Max Welch Guerra (Bauhaus Universität Weimar)

17h30 | Homenagens

18h | Lançamento de livros

20 de março
9h30 - 12h30 | Cidade e contexto
Moderador Rachel Coutinho (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes Beatriz Resende (FL - UFRJ); Sérgio Magalhães (PROURB/FAU-UFRJ e UIA 2020); Giselle Beiguelman (FAU USP)

14h30 -17h | Cidade e futuro
Moderador Denise B. Pinheiro Machado (PROURB/FAU-UFRJ)
Palestrantes Martha Fajardo (IFLA - LALI - Colômbia); Luiz Alberto Oliveira (curador Museu do Amanhã Rio de Janeiro); David Gouverneur (Pennsylvania University - EUA)

17h30 | Encerramento
Denise B. Pinheiro Machado e Rodrigo Cury Paraizo

Seminário Internacional Urbanismo 25 anos: percursos e prospectivas
Local Casa Firjan
Endereço Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo, RJ
Data 19 e 20 de março de 2020
Horário 9h às 17h30
Entrada franca | Inscrições pelo site

Publicada originalmente em ARCOweb em 04 de Março de 2020
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora