Shigeru Ban projeta fábrica em madeira na Suíça

Recém-inaugurado, o projeto destina-se às produções da relojoaria suíça Omega e visa funcionalidade e eficiência


Fábrica Omega (Foto: divulgação / Shigeru Ban Architects)

Localizado em Bienne, Suíça, o projeto do premiado arquiteto japonês Shigeru Ban foi concebido a partir da união entre inovação técnica e experiência humana, a fim de proporcionar à fábrica da relojoaria Omega um processo totalmente modernizado.

O espaço de trabalho é tido como inovador, segundo a marca suíça, por agregar em um único local todas as etapas de produção dos relógios, incluindo processos de montagem, teste, estoque e treinamento da equipe. Além disso, em seu interior, o prédio conta com um sistema de armazenamento à prova de fogo automatizado que se estende por três dos seus cinco pavimentos. Dessa maneira, a logística se torna simplificada e resulta em maior produtividade e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Recém-inaugurada, a fábrica é apenas parte da implantação total elaborada por Shigeru Ban, após vencer concurso internacional em 2013. Além da Omega, o complexo formado por edificações estruturadas em madeira também sediará a Swatch (outra fabricante suíça de relógios). Trata-se do projeto de extensão de um campus existente, onde está previsto ainda escritórios adicionais, praças públicas, auditório e um museu.

Para o primeiro edifício, o arquiteto elaborou algo mais vertical e simplificado; para o da Swatch, ainda sem data de inauguração, prezou pela horizontalidade e pelo design orgânico. Essas plásticas são intencionadas por Shigeru Ban a fim de refletir as identidades das relojoarias em suas respectivas volumetrias. 



Publicada originalmente em ARCOweb em 17 de Novembro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora