UIA promove Concurso Internacional de Ideias para estudantes

‘Maré-Cidade’ é o concurso que convoca mundialmente estudantes de Arquitetura e Urbanismo a proporem novas configurações espaciais à Favela da Maré, no Rio de Janeiro


(Foto: Bira Carvalho | reprodução Imagens do Povo/Observatório de Favelas)

Dentre as diversas atividades que compõem o 27º Congresso Mundial para Arquitetos - encontro promovido trienalmente pela União Internacional dos Arquitetos (UIA), dessa vez a realizar-se em julho de 2020, na cidade do Rio de Janeiro -, o “Concurso Internacional de Ideias Maré-Cidade” é mais uma destinada especialmente a estudantes de Arquitetura e Urbanismo de todo o mundo, desde que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino em nível de graduação.

A oportunidade, que se atém ao tema do congresso “Todos os mundos. Um só mundo. Arquitetura 21”, busca propostas urbanas e arquitetônicas para integrar os assentamentos informais da Maré à capital fluminense. O desafio consiste na proposição de um desenho de qualidade para o recorte pré-estabelecido, que se delimita pela confluência entre a expressa Avenida Brasil e o aglomerado de comunidades reconhecido por “Complexo da Maré”, hoje ocupado por armazéns e prédios industriais, cuja maioria encontra-se abandonada ou em desuso.

Até 30 de março de 2020 estarão abertas as inscrições de projetos individuais ou em grupo (de até 5 pessoas), que estejam sob a supervisão de, no máximo, 2 orientadores/tutores. As propostas serão julgadas pelos seguintes nomes da comissão internacional oficial: Verena Andreatta, Arquiteta, Brasil; Alejandro Echeverri, Arquiteto, URBAM, Colômbia; Nadia Tromp, Diretora do Programa de Trabalho da UIA Arquitetura Comunitária e Direitos Humanos, África do Sul; Gustavo Utrabo, Arquiteto, Aleph Zero, Brasil; Elkin Velasquez Monsalve, Diretor Regional da ONU-Habitat na América Latina e no Caribe, ONU-Habitat, Colômbia.

O processo de avaliação será dividido em duas fases. A primeira etapa consistirá na análise de cada entrada individual em uma plataforma online. Já a segunda, será uma reunião virtual entre os jurados para classificação das inscrições pré-selecionadas e, por fim, o aval sobre os três premiados e as menções honrosas.

A análise dos projetos estará vinculada ainda aos critérios de adequação do conceito de design arquitetônico e urbano; qualidade das áreas de uso comum; integração entre contexto local e urbano; sustentabilidade ambiental e social; criatividade e inovação das soluções propostas; potencial para melhorar a qualidade de vida dos habitantes; e pertinência do conceito geral. Vale dizer que tais premissas mencionadas não incluem nenhuma hierarquia ou natureza de eliminação.

Para maiores esclarecimentos, confira o Edital Completo do Concurso Internacional de Ideias para estudantes de arquitetura. Participe!

Publicada originalmente em ARCOweb em 03 de Dezembro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora