Um brinde ao RMAA Arquitetos no Esquina da Arquitetura

O Happy Hour da última quinta-feira, 4 de julho, marcou o lançamento da edição 449 da Revista PROJETO, em São Paulo, e contou com a homenagem à equipe do escritório Reinach Mendonça Arquitetos Associados na seção PERFIL

Na última quinta-feira, 4 de julho, a quarta edição de 2019 do Esquina da Arquitetura coincidiu com a data comemorativa da independência dos Estados Unidos - fato histórico que inspirou a temática da festa. Em meio à reunião de arquitetos, fornecedores e amigos queridos foi lançada a edição 449 da Revista PROJETO, cuja seção PERFIL homenageou o trabalho do escritório paulistano Reinach Mendonça Arquitetos Associados.

Dessa vez na flagship da Indusparquet, em São Paulo, a honraria se estabeleceu à dupla de arquitetos formados na turma de 1980 da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade (FAU-USP), Henrique Reinach e Maurício Mendonça, que se mantém sócios desde 1987: “A PROJETO tem uma história muito legal. Ainda hoje estávamos procurando quando foi nosso primeiro projeto publicado na revista, há 27 anos - na verdade, antes disso já tínhamos saído em outras revistas, mas esperávamos pela PROJETO, porque agregava status diferenciado e seria o maior prestígio que poderíamos ter. A primeira publicação de um projeto nosso foi em 1992 e a primeira PROJETO que fez menção a um trabalho do Reinach (de habitação popular em Vila Nova Cachoeirinha) foi em 1984, quando ainda nem tínhamos escritório. Ou seja, há 35 anos começou nossa história na revista e hoje estamos aqui”, contou Maurício Mendonça.

O titular Henrique Reinach complementou sobre a relevância e satisfação em ver o reconhecimento de parte dos trabalhos desenvolvidos ao longo da história do escritório: “A gente está há muito tempo no mercado e eu sempre disse ‘Quem escolhe ser arquiteto, escolhe pela paixão’. Por isso, a forma de ganhar algo na carreira é justamente esse reconhecimento. Ser o PERFIL da edição significa alguém olhar para o seu trabalho e dizer que aquilo tem relevância. Ganhar uma premiação, um concurso ou ter destaque numa revista é a remuneração que conta”.

Realizado com periodicidade, o Esquina da Arquitetura representa um encontro agradável aos profissionais, que promove a relação entre a classe em momentos descontraídos: “A gente vem desde o comecinho e é sempre muito legal. Não têm eventos de arquitetura gostosos como esse. Estamos aqui sem objetivo algum, sem obrigatoriedades. Caso queira, tratamos algum assunto mais sério”, continuou Reinach.

Também presente no encontro, o arquiteto Álvaro Puntoni, do Grupo SP, destacou, inclusive, o fato do assunto em comum, a arquitetura e o urbanismo, gerarem conversas de maior aprofundamento para a classe: “O mais importante é ter esse assunto como meio de promover encontros e conversas. A arquitetura é sempre um mote para discutir coisas, falar um pouco da vida e pensar além do que vemos hoje. Para nós arquitetos, a situação atual brasileira representa um momento difícil - a classe é uma das primeiras a viver os efeitos de uma crise econômica e somos os últimos a conseguirmos superá-la. Então, encontrar colegas nesse lugar e poder compartilhar um pouco dessas aflições é importante, para quem sabe juntos, trilharmos os caminhos que irão nos tirar dessa crise (...). Além disso, também estamos muito felizes por, dessa vez, termos uma casa sendo publicada. Fazia muito tempo que não tínhamos obras e essa, em especial, tornou-se capa da edição”.

“Eu acho muito importante os encontros do Esquina da Arquitetura, principalmente, porque é difícil juntar os arquitetos. É sempre ótimo ir a um evento focado nessa conversa, visto que a profissão de arquiteto é solidária no sentido de pensamento. É importante cruzar com pessoas e trocar experiências nessas ocasiões. A Revista PROJETO está de parabéns!”, complementou o arquiteto Tito Ficarelli, do escritório paulistano Arkitito.

O Esquina da Arquitetura, realizado na flagship da marca de pisos de madeira Indusparquet, contou com o patrocínio das empresas HermanMiller, Docol, Ecophon, Roca Cerámica, Tramontina e com o apoio da Atec Original Design, da Novo Ambiente e da indústria de mobiliário urbano mmcité8, além da parceria com a equipe do chef e arquiteto Beto Pierro.



Publicada originalmente em ARCOweb em 05 de Julho de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora