Abertura da Mostra Arquitetura para Curitiba 2019

Com o tema "Cidade Presente, Cidade Ausente", a terceira edição do evento tem inauguração prevista para 17 de setembro

 

 

Concebida inicialmente como uma atividade extensionista ­ visando a experiência prática dos alunos em interação com a sociedade -, a mostra chega à 3ª edição exibindo o trabalho colaborativo entre estudantes e escritórios de arquitetura e urbanismo no desenvolvimento de projetos com impacto urbano na cidade de Curitiba. O processo funciona assim: os professores escolhem um macro-tema; os escritórios desmembram essa matéria em propostas pontuais e as devolvem para as universidades que, então, abrem para a participação de alunos.

A exposição apresenta o trabalho de 21 escritórios e nove escolas locais, que aprofundaram a relação entre arquitetura e política explorando o tema “Cidade Presente, Cidade Ausente”. A expressão “cidade ausente” foi retirada de um trecho do romance Frantumaglia, da escritora italiana Elena Ferrante, que escreve sobre a personagem: “Olga abandonada, por exemplo, prisioneira em seu apartamento, isolada no coração da cidade ausente”.

O assunto foi escolhido por dar visibilidade à situação de indiferença urbana e, deste modo, convidar à reflexão sobre as ocasiões onde a própria cidade passa a protagonizar a dualidade entre presença e ausência. Por outro lado, a expressão “cidade presente” é, também, entendida no seu aspecto temporal, para assim lançar luz sobre a cidade contemporânea em suas ausências, sejam elas positivas ou negativas. São justamente os mais distintos desdobramentos da temática inicial que compõem a exposição, apresentados pelas equipes em proposições – e provocações – arquitetônicas que vislumbram intervenções no ambiente construído como instrumento de crítica e transformação da vida urbana.

A mostra ocorrerá em dois locais: no Mezanino do Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná, um dos marcos do modernismo paranaense (de 17 de setembro a 07 de outubro) e no Memorial de Curitiba (de 15 de outubro a 15 de dezembro).

A lista de escolas envolvidas compreende: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR), Universidade Positivo (UP), FAE Centro Universitário, UniBrasil, UniCuritiba, Uniandrade, Universidade Tuiutí do Paraná (UTP) e UNISOCIESC.

Mostra Arquitetura para Curitiba 2019
Local mezanino do Palácio Iguaçu
Endereço Praça Nossa Senhora da Salette, s/n, Centro Cívico
Funcionamento de 17 de setembro a 07 de outubro de 2019
Abertura das 8h 30 às 18h, de segunda a sexta-feira
entrada gratuita
Evento de inauguração palestra com Marcos Boldarini, no dia 17, às 19h, no Salão de Atos do Palácio Iguaçu; na ocasião, haverá também o lançamento do livro do arquiteto; inscrições pelo pelo site

Local Memorial de Curitiba
Endereço R. Dr. Claudino dos Santos, 79, São Francisco
Funcionamento de 15 de outubro a 15 de dezembro de 2019
Abertura das 9h às 18, de terça-feira a domingo
entrada gratuita