Ganhadores do Pritzker vêm à Japan House São Paulo

O centro cultural apresenta "O Japão no Pritzker - Legado arquitetônico no cenário contemporâneo", ciclo de palestras que pretende discutir o tema a partir da obra de quatro ganhadores do prêmio, nascidos naquele país. O projeto começa no mês de setembro com a presença de Kazuyo Sejima, do SANAA

A arquiteta japonesa Kazuyo Sejima (Foto: Aiko Suzuki)

 A influência da arquitetura contemporânea japonesa é destaque na Japan House São Paulo, que inaugura, em setembro, a série de encontros que celebram a carreira de arquitetos premiados com o Pritzker. A programação inclui a presença de Kazuyo Sejima, da dupla SANAA, no dia 09 de setembro (segunda-feira)

A iniciativa celebra o fato de o Japão ser o país com maior representatividade dentro do prêmio Pritzker. Para abrir o ciclo, Kazuyo Sejima palestra sobre sua trajetória solo e dentro do escritório de arquitetura SANAA, além de apresentar trabalhos recentes. A curadoria ficou a cargo de Natasha Barzaghi Geenen, diretora cultural da Japan House São Paulo, e do arquiteto Lourenço Gimenes, sócio fundador do FGMF Arquitetos.

Nascida em 1956 na província de Ibaraki, Kazuyo Sejima foi a segunda mulher na História a receber o prêmio Pritzker, fato que ocorreu em 2010. Em sua produção, destacam-se o Rolex Learning Center (Lausanne, Suíça), o New Museum (Nova York, EUA) e o 21st Century Museum of Contemporary Art (Kanazawa, Japão).

O prêmio Pritzker é considerado o maior da arquitetura contemporânea com o propósito de celebrar anualmente um arquiteto vivo, cujo trabalho demonstra uma combinação de qualidades como talento, visão e comprometimento. Dentre os premiados, o Japão é o país com o maior número de arquitetos homenageados pelo prêmio, totalizando 7 premiados, sendo 6 prêmios individuais e um para uma dupla.

A Japan House São Paulo é uma instituição dedicada a mostrar o melhor do Japão do século 21. Inaugurada em maio de 2017, foi a primeira a abrir as portas no mundo, seguida por Los Angeles (agosto/2018) e Londres (junho/2018). Desde sua abertura, o público brasileiro vem sendo convidado a ter uma experiência dos modos de viver do Japão contemporâneo. A Japan House São Paulo promove, em seus três andares, exposições, seminários, workshops e atividades que trazem ao Brasil os mais relevantes criadores e empreendedores japoneses da atualidade nas artes, no design, na moda, na gastronomia, na ciência e na tecnologia.

O Japão no Pritzker - Legado arquitetônico no cenário contemporâneo/ Palestra com Kazuyo Sejima (SANAA)
Local Japan House São Paulo
Endereço Avenida Paulista, 52
Data dia 09 de setembro de 2019, às 19h
Tradução simultânea
Entrada gratuita, mediante a retirada de senhas uma hora antes do evento na recepção



Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Setembro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora