Visita guiada revela o Jockey Club de São Paulo

Parte da programação da mostra CASACOR, a exposição "Jockey Club Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo" oferece um passeio monitorado pelo local


Vista da fachada monumental do Jockey (Foto: Divulgação)

Durante o período da mostra CASACOR, o Jockey Club de São Paulo realiza uma exposição sobre o próprio complexo  - patrimônio arquitetônico, artístico e cultural da cidade -, que inclui uma programação especial de visitas monitoradas ao clube. São dois roteiros, um para o público em geral e outro exclusivo para arquitetos, urbanistas, profissionais da área de preservação do patrimônio e estudantes universitários. Neste caso, o passeio conta com a monitoria de um arquiteto orientado por Luis Magnani, arquiteto e curador da exposição, e dá acesso a áreas restritas do endereço.

No percurso, apresenta-se a história do projeto do arquiteto Elisário Bahiana, primeiro autor do complexo concebido em 1937 com linhas inspiradas no art déco - do qual praticamente não restaram testemunhos, exceto pelas grandes estruturas de concreto das arquibancadas. O destaque das visitas está mesmo na inspiração no racionalismo italiano do arquiteto francês Henri Sajous, que apresentou um conjunto de desenhos para as diversas edificações construídas na década de 1950. Esta configuração é a que se apresenta hoje na maioria dos edifícios existentes, sendo que às fachadas foi agregado um conjunto de esculturas em alto-relevo, executadas por Victor Brecheret, e os salões sociais receberam painéis de Henri Sajous, Victor Brecheret e de Bernard Dunand.

Os passeios são inciativa da Restarq, responsável pela exposição, em conjunto com a CasaCor e o Jockey Club de São Paulo. A arquiteta que acompanha as visitas foi treinada pelo arquiteto Luis Magnani, curador da exposição e diretor da Restarq.

Jockey Club Patrimônio Cultural da Cidade de São Paulo
Data até 27 de julho de 2019
Local Jockey Club de São Paulo
Visitas para o público em geral às sextas-feiras e sábados, às 14h, 15h e 16h
Visitas monitoradas para estudantes e arquitetos às quartas e quintas-feiras, às 14h, 15h e 16h (25 pessoas por grupo)
Inscrições pelos emails viadasartes@terra.com.br, agendamento@viadasartes.com.br ou pelo whatsapp (11) 99945-3643
Participação gratuita



Publicada originalmente em ARCOweb em 27 de Junho de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora