< meta name="keywords" content="foz do iguaçu, biblioteca" /> 3C: Biblioteca Paulo Freire, Foz do Iguaçu, PR - ARCOweb

3C Arquitetura e Urbanismo: Biblioteca Paulo Freire, Foz do Iguaçu, PR

Entre ruínas

No projeto da Biblioteca Paulo Freire, concebido pelos arquitetos do 3C Arquitetura e Urbanismo, de Porto Alegre, é a demarcação do espaço aéreo que articula e integra construções e ambientes novos e preexistentes, internos e externos. Implantada sobre as ruínas dos antigos alojamentos dos operários que construíram as barragens da hidrelétrica Itaipu Binacional, na cidade paranaense de Foz do Iguaçu, a biblioteca faz parte do Parque Tecnológico de Itaipu, cujo plano diretor também foi desenvolvido pela equipe do 3C.

O Parque Tecnológico de Itaipu começou a ser implantado em 2003, como parte das novas atribuições da Itaipu Binacional em setores como educação ambiental, turismo e tecnologia. Parte desse sistema, o PTI é um polo educativo centrado no desenvolvimento das cidades que margeiam o lago da usina hidrelétrica, na região que abrigou os alojamentos dos operários que construíram as barragens.

O plano diretor teve como objetivo o baixo impacto do PTI no meio ambiente e no conjunto de setores de Itaipu, concebendo-se estratégias para a manutenção de taxas reduzidas de ocupação e densidade, otimização e diversificação da acessibilidade e uso minoritário do transporte individual. Do conjunto de novas edificações previstas pelo plano, estão construídos o edifício laminar do aulário e a Biblioteca Paulo Freire, além de terem sido realizadas intervenções parciais no antigo cinema

Acesso exclusivo para assinantes! Para continuar, assine PROJETOdesign

Clique e Assine Já sou assinante PROJETOdesign

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora