Berger & Parkkinen: Embaixada dos Países Nórdicos, Berlim, Alemanha

Para marcar seus interesses comuns e a unificação da Europa, os governos dos cinco países nórdicos - Suécia, Finlândia, Noruega, Islândia e Dinamarca - resolveram compartilhar um terreno em Berlim, no tradicional bairro diplomático de Tiergarten, construindo ali a Embaixada dos Países Nórdicos. O conceito geral adotado, proposto pelo escritório Berger & Parkkinen, foi escolhido em concurso internacional.

O lote fica ao lado do grande (cerca de três quilômetros quadrados) parque Tiergarten, área central de Berlim, que, com a reunificação do país, recebeu a sede do governo e o Parlamento alemão. A proposta previa a construção de prédios de caráter próprio para cada uma das cinco embaixadas e ainda um edifício de uso comum, o Felleshuset. Definido o conceito geral, foram realizados concursos nacionais para cada legação. As propostas vencedoras dos cinco países e o edifício coletivo foram detalhados pelo escritório Pysall & Ruge, de Berlim, responsável também pela obra.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante