10º Prêmio AsBEA

Prêmio Projetos

Edifícios de serviços e de uso misto

Triptyque Architecture
Floresta Urbana, São Paulo, SP

Primeiro do gênero no Brasil, o edifício Floresta Urbana é todo construído em madeira. O projeto assinado pelo escritório Triptyque cria a metáfora de uma floresta urbana habitável. A ideia é propor uma experiência sensorial, que solicita o toque, o olfato e a audição, numa nova relação com a materialidade viva. O projeto arquitetônico do Floresta Urbana pretende compensar, por meio do uso da madeira, as emissões de gás carbônico produzidas ao logo do processo de construção. “Esse projeto marca um novo tempo para a arquitetura no Brasil e para o conhecimento, promovendo a consciência ambiental, uma semente de uma nova matriz inesgotável de construir”, atesta o escritório.

Edifícios institucionais



aflalo / gasperini arquitetos
Mercado Municipal de Santo Amaro, São Paulo, SP

O projeto, que faz parte de um novo conceito de mercados municipais em São Paulo, prevê a criação de espaços multiúso (shows, aulas de gastronomia exposição de produtos etc.). O objetivo é transformar o mercado em um ponto turístico para o bairro e para cidade, valorizando a cultura gastronômica local. Dessa forma, segundo os autores, cria-se uma área pública de qualidade e “autossustentável”, favorecendo sua manutenção e qualidade. A premissa do projeto foi criar um espaço em dois níveis, térreo e mezanino, que percorre todo o perímetro, desenvolvendo uma praça central com altura generosa. A proposta de uma estrutura em madeira visa criar uma construção mais sustentável, modular, durável, de baixa manutenção e rápida execução, proporcionando experiência de conforto, mais amigável, aconchegante e convidativa. O projeto trabalha com abundante ventilação e luz naturais, buscando o baixo consumo energético.

Edifícios institucionais


SIAA e Helena Ayoub
Sesc Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP

A proposta, selecionada em concurso público em 2013, tem como objetivo a reorganização, atualização e ampliação das atividades do Sesc Ribeirão Preto – inaugurado em 1966 com um pavilhão concebido por Oswaldo Corrêa Gonçalves. Elas se concentrarão na nova edificação vertical: um volume constituído pelo “empilhamento” de diversas funções, cada qual com geometria ideal para o seu funcionamento, o que resulta num corte complexo com espaços fechados entremeados por frestas ou vazios. O térreo é caracterizado pelas piscinas: a existente, ao ar livre, desdobra-se em novas piscinas cobertas. A cota da cobertura do antigo pavilhão dá origem ao andar de convivência que conecta diferentes partes do conjunto. No núcleo da torre há o teatro, e, acima, uma sala de múltiplo uso e a quadra. As fachadas seguem grid com modulação de 3x3 metros, alternando fechamentos como brises, chapas perfuradas ou opacas, planos cegos de concreto e a transparência do vidro.

Edifícios e conjuntos residenciais



Piratininga Arquitetos Associados

Vila Residencial ITA, São José dos Campos, SP

O projeto da vila residencial orienta-se pelo ritmo de alternância entre edifícios e praças, e pelas relações de geometria existentes no Campus do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), projetado na década de 1950, contando com uma ocupação racional e eficiente do território. São 360 apartamentos com área privativa que variam de 60 a 120 metros quadrados, em um ou dois pavimentos. Taludes permitem iluminação e ventilação naturais do estacionamento e o sistema construtivo misto oferece rapidez e rigor técnico na construção, bem como flexibilidade para ocupações futuras. Trata-se de uma construção rigorosamente modular em todos os seus componentes. A circulação coletiva disposta nas faces externas dos blocos promove as condições de privacidade de cada unidade e a iluminação e a ventilação naturais cruzadas. O projeto de paisagismo integra todo o conjunto, por meio de extensas áreas permeáveis e ambientes sombreados com espécies dimensionadas como defesa à incidência direta do sol.

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 446
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora