aflalo/gasperini arquitetos: Torre de escritórios e hotel, Santos, SP

O novo em evidência

Situado na entrada da cidade de Santos, no bairro do Valongo - região no centro histórico que tem atraído o interesse do mercado imobiliário, o edifício de uso misto projetado pelo escritório aflalo/gasperini arquitetos é caracterizado pela sobreposição de dois volumes alongados, orientados a maximizar as vistas para o entorno

Amplos terrenos, oficinas, galpões, cortiços e instalações abandonadas compõem o cenário onde está inserida a arquitetura contemporânea do edifício Valongo Brasil, um dos primeiros empreendimentos de grande porte construídos na antiga zona portuária de mesmo nome, em sequência ao plano municipal de revitalização do centro histórico e, sobretudo, atraído pela implantação da sede da Petrobrás no local.

Assinada por aflalo/gasperini arquitetos, a edificação de 21 pavimentos e 43,3 mil metros quadrados de área construída - que de certa forma pode ser vista como modelo de ocupação de um bairro em desenvolvimento -, é composta por embasamento e dois volumes justapostos que acolhem, cada um, salas comerciais e um hotel.

Forte elemento de identidade, o entrelaçar das fachadas origina uma grande variedade de visuais para quem chega ou deixa o município do litoral paulista. O projeto privilegia a relação com o espaço público ao criar lojas térreas com pé‑direito duplo voltadas para a rua e uma circulação vertical aberta, na interseção dos volumes, para permitir orientação espacial e apreciação da paisagem do porto de Santos.

O formato em V da implantação, segundo os arquitetos Roberto Aflalo Filho e José Luiz Lemos, sócios diretores do escritório paulistano ao lado de Luiz Felipe Aflalo Herman e Grazzieli Gomes, foi uma maneira de ampliar longitudinalmente o prédio, aproveitando a permissão da legislação local para que, sem recuos, as construções cheguem até o limite dos lotes.

Entretanto, a volumetria também é resultado de duas limitações: a impossibilidade de criar subsolos em demasia, visto que as especificidades do solo da região exigiriam soluções estruturais complicadas e onerosas, e a definição de altura máxima para construções situadas no espaço do cone de aproximação da base aérea.

A solução foi distribuir o estacionamento em nível semienterrado e mais cinco andares do embasamento - sendo o último, uma área descoberta -, estrutura que recebeu pequenas sinuosidades para criar a sensação de continuidade das esquinas. “A base faz uma curva contrária aos volumes, o que dá a ideia de que eles estão pousando”, explicam os autores da proposta. Eles acrescentam ainda que, ao extrapolar o alinhamento do térreo, o prédio cria coberturas e oferece mais leveza ao conjunto.

O programa, que inicialmente seria exclusivamente comercial, acabou por acolher um hotel. Com isso, o partido arquitetônico recebeu adequações que tornaram o desenho menos simétrico. As salas comerciais, antes concebidas como módulos quadrados, adquiriram proporção longílinea e ganharam profundidade em função da rígida padronização dimensional dos apartamentos da rede hoteleira. 

 
 
Fundado em 1962, o escritório atua em todo o território nacional - com destaque para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro -, mas também tem projetos no exterior. Atualmente, aflalo/gasperini arquitetos é dirigido por quatro sócios‑diretores, um diretor associado e uma equipe de cinco profissionais associados.



Ficha Técnica

EDIFÍCIO VALONGO BRASIL
Local Santos, SP
Data do início do projeto 2011
Data da conclusão da obra 2015
Área do terreno 3.892 m²
Área construída 43.300 m²

Arquitetura aflalo/gasperini arquitetos - Roberto Aflalo Filho, Luiz Felipe Aflalo Herman, José Luiz Lemos, Grazzieli Gomes (autores); Carlos Alberto Garcia (coordenação), Daniel Vaz Donatti, Fernanda Altemari, Carolina Tasiro, Marcos Retzer, Mario de Bem, Reinaldo Sigueta, Evangelina Galvão, Marcelo Nagai, Raquel Rodorigo, Bruno Vargas, Alan Lima de Holanda, Kenzo Abiko (colaboradores)
Incorporação Odebrecht
Acústica Akkerman Projetos Acústicos
Ar condicionado, climatização e pressurização JMT Projetos
Automação, controle, elétrica, hidráulica e combate a incêndio MHA Engenharia
Caixilharia e fachada Crescêncio Petrucci Consultoria e Engenharia
Estrutura de concreto França Associados
Estrutura metálica VMC Projetos mecânicos e estruturais
Fundações Zaclis; Falconi Engenheiros Associados
Garagem M2 Projetos
Impermeabilização Proassp
Vedações Paula Vianna Planejamento em Construções
Luminotécnica Senzi Lighting
Paisagismo Núcleo Arquitetura da Paisagem
Consultores de hotel, interiores hotel Michaelis Arquitetos
Combate à incêndio Protincêndio
Fachada pré-moldada Stone Pré‑fabricados Arquitetônicos
Drenagem Erelys
Interiores escritórios Fernanda Marques
Gerenciamento do projeto K-ITO Engenharia
Cozinha industrial Eduardo Vianna Projeto de Cozinha
Comunicação visual VD’sign Comunicação Visual
Fotos Ana Mello

Fornecedores

ACM fachada, esquadrias de alumínio e guarda-corpo do terraço RCI Esquadrias de Alumínio
Azulejos e cerâmicas EG Revestimentos
Bombas de drenagem, recalque e incêndio, equipamentos contra incêndio e instalações hidráulicas, elétricas e gás Eiko Engenharia e Instalações
Corrimão escadaria e esquadrias de ferro Esquadrias Metálicas BIS
Elevadores Thyssenkrupp
Exaustão mecânica Konar
Fechaduras e dobradiças Assa Abloy
Forros e paredes de gesso Parts - Construção a seco
Gerador Stemac
Impermeabilizações Base Brasil
Mármores e granitos Ibirapuera Indústria e Comércio
Portas corta-fogo Metalika, Assa Abloy
Revestimento externo Cerâmica Atlas
Revestimento externo - embasamento/garagem Stone
Rufos Calhas Hidrocon

Texto de Camila Gonzalez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 432
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora