BCMF Arquitetos: Edifício de uso misto, Belo Horizonte, MG

Arquitetura que requalifica a cidade

O projeto do BCMF Arquitetos para um edifício multiúso localizado em região privilegiada da capital mineira, próximo ao centro da cidade, é também uma intervenção de desenho urbano. Com o projeto, refaz‑se a ocupação da borda da quadra em que está inserido, elegendo-se preservações e demolições e criando-se uma praça interna, de livre acesso para os pedestres. As soluções urbanísticas, como a da fachada ativa, são inspiradas no Plano Diretor Estratégico de São Paulo.

O terreno está localizado no centro expandido da capital, um local de bastante vivacidade, mas ainda passível de adensamento. A ideia é utilizar todo o potencial de ocupação do solo, de modo, contudo, a fazer interagir o edifício com o entorno, tanto em decorrência das suas características urbanísticas quanto das arquitetônicas. Destacam-se, assim, a diversidade de escalas e de usos (residência, trabalho, comércio e lazer), assim como o desenho de implantação e a volumetria da edificação, com bastante diversidade de alturas e tipos de fechamentos. Jardins posicionados nas bordas de andares diversos também contribuem para tornar mais amigável a interface do edifício com a cidade.

No local existem edificações de pequeno porte, parte delas a ser demolida, enquanto duas casas indicadas para tombamento, além de uma capela, serão preservadas, dando origem a cerca de 4 mil metros quadrados de área de intervenção. As duas faces livres do lote têm gabaritos distintos, uma com 68 metros de testada e a outra com 24 metros. A ideia é implantar o programa em torno de uma praça interna semipública, conectada às ruas (quadra aberta). Além disso, espaços comerciais cumpririam a estratégia de conectar o público ao privado, abrindo-se simultaneamente para fora (fachada ativa) e para dentro do complexo.

Assinalam os autores no memorial: “Nossa ambição é estabelecer um novo paradigma de edifício de uso misto na cidade, que leva em consideração o patrimônio histórico, o meio ambiente e a diversidade da vizinhança imediata, integrando espaços públicos e privados, valorizando a experiência da vida urbana”.

Há duas torres - uma residencial e a outra comercial -, ambas constituídas por unidades de diversos tipos e tamanhos e caracterizadas pela flexibilidade das composições internas. O edifício residencial é um prisma retangular de estrutura modulada, enquanto que o comercial tem uma estrutura horizontal e outra vertical que se unem, compondo um complexo com diversas partes que se relacionam em torno da área de uso comum (semipública), constituindo um sistema íntegro.

O empreendimento, que está em fase de licenciamento ambiental, deve ser visto como um complexo formando um todo coerente com potencial de ativar a quadra por meio de usos variados, com permeabilidade urbana no nível do pedestre. 

 

BCMF Arquitetos
Bruno Campos (Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais - EAU/UFMG, 1994), Marcelo Fontes (EAU/UFMG, 1995) e Sílvio Todeschi (EAU/UFMG, 1992) são sócios no escritório BCMF Arquitetos, constituído em 2001, em Belo Horizonte. O estúdio compartilha sua sede, no bairro São Pedro, com três outros ateliês com os quais agrupa-se eventualmente em alguns trabalhos



Ficha Técnica

Edifício Híbrido
Local Belo Horizonte, (MG)
Área do terreno 4.139 m2
Área construída 22.912 m2

Arquitetura BCMF Arquitetos - Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi (autores); Patrícia Bueno, Isabel Melero, Henrique Amim, Bruno Ferolla (equipe)
Estudo de Impacto de Vizinhança RBM e Absoluta Engenharia Ambiental
Consultoria Técnica Absoluta Engenharia Ambiental
Sistema Viário Tectran / Transitus
Maquetes físicas, desenhos / diagramas BCMF Arquitetos
Renderings Edit Studio
 

 

 

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 441
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora