Bernardes Arquitetura: Edifício multiúso, São Paulo

Multiúso com térreo aberto e torre de madeira

O projeto para um terreno de esquina, localizado em região privilegiada de São Paulo, aborda desde a estratégia de ocupação até a escolha do sistema construtivo. Prospectando‑se alternativas para o melhor aproveitamento da área, quantitativa e qualitativamente, foram utilizados recursos como o da fachada ativa, resultando no coeficiente de aproveitamento e na relação amena do edifício com o entorno. Para destacar o prédio na cidade, a ideia foi adotar a estrutura de madeira laminada colada

Coube aos arquitetos a conceituação global do empreendimento, desde o tipo de uso até suas características urbanísticas e arquitetônicas. O intuito foi fazer do térreo um espaço semi-público, abrindo uma passagem de pedestres na diagonal e ambientando-a em meio a lojas e ao lobby dos escritórios. O piso reproduz o calçamento público e há aberturas que permitem a ampla incidência de luz natural, de modo que se tenha a sensação de continuidade entre dentro e fora do complexo.

As lojas são voltadas para a rua e também para o interior, e o acesso ao mezanino do restaurante se dá por meio de uma escada aberta que desemboca em um terraço de grandes dimensões. O edifício está posicionado na esquina, o que enfatiza a composição arquitetônica, ou seja, a transição do embasamento de vidro e concreto para os andares superiores, de madeira.

São sete andares corporativos, recuados da rua e do volume térreo. Suas três faces voltadas para o exterior são envidraçadas, enquanto que a quarta delas, na divisa interna do lote, abriga a torre de elevadores. A ser executada com concreto armado, a torre atuará estruturalmente em conjunto com o sistema de madeira laminada colada. Tal tecnologia já é bastante utilizada nos projetos do Bernardes Arquitetura, mas até então ficava restrita às residências.

Para ser executado - trata-se de uma proposta preliminar -, o projeto deve suscitar importante discussão com as autoridades paulistanas para a sua aprovação legal, mas, estruturalmente, está demonstrado que é viável utilizar madeira em prédios comerciais. Há apenas três pilares no miolo das lajes comerciais - estas também passíveis de serem executadas em madeira, com a tecnologia do cruzamento das chapas -, portanto, tem-se flexibilidade de layout, enquanto que as fachadas são compostas por malha de pilares e vigas reforçada por diagonais de aço.

Todos os escritórios são ladeados por um terraço aberto na esquina, cuja forma triangular corresponde à defasagem entre a ortogonalidade das lajes e o traçado inclinado da rua. Tal recuo enriquece a volumetria da edificação na medida em que interrompe a extrema regularidade da estrutura de madeira. No mesmo sentido age a cobertura, no oitavo pavimento, quase toda ela aberta e descoberta. 

  
 

Bernardes Arquitetura
O escritório Bernardes Arquitetura foi criado por Thiago Bernardes em 2011, junto com os sócios Camila Tariki (Parsons School of Design, Nova York), Márcia Santoro (FAU/UFRJ) e Nuno Costa Nunes. Em 2013, o arquiteto Dante Furlan (Centro Universitário Belas Artes, São Paulo) passou a integrar a sociedade. Composto por equipe multidisciplinar de 60 profissionais, divididos entre Rio de Janeiro e São Paulo, o estúdio tem projetos de arquitetura, urbanismo e design de interiores no Brasil e no exterior



Ficha Técnica

Edifício multiúso
Local São Paulo, SP
Área do terreno 1.150 m²
Área construída 8.500 m²

Arquitetura Bernardes Arquitetura - Thiago Bernardes, Rafael Oliveira, Dante Furlan, Fausto Sombra e Matheus D’Almeida (autores); Gabriel Falcade, Ana Paula Endo, Augusto Picolli, Artur Mei, Felipe Coimbra, Leemin Tang, Robernildo Araújo (equipe); Daniela Matavelli (estudo de viabilidade); Rafael Carvalho (imagens)

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 441
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora