Case

Edifício cúbico com brises lineares

As fachadas do complexo desportivo Master, em Aracaju, Sergipe, receberam cerca de 2 mil metros quadrados de brises metálicos da Refax. Segundo o arquiteto Paulo Sophia, autor do projeto, esses elementos lineares permitiram uma superfície com estética minimalista graças à regularidade de sua distribuição

O escritório com sede em São Paulo, Paulo Sophia Arquitetura, projeta desde 2004 edifícios para o Colégio Master, situado na capital sergipana. Em 2014, a última intervenção foi elaborada e concluída: um complexo desportivo com cerca de 4 mil metros quadrados de área construída. A edificação de seis pavimentos complementa as necessidades dos blocos de salas de aula construídos anteriormente.

O programa de necessidades conta com piscina, salão de eventos, quadra poliesportiva, além de mezanino de serviço e vestiários. Todas as fachadas do edifício com forma cúbica receberam brises metálicos, que promovem privacidade e proteção ao sol (cerca de 2 mil metros quadrados de área).

O produto especificado foi o Brise AL Linear RB100, da empresa Refax. Com superfície lisa em alumínio e dimensão de 100 milímetros (200 milímetros de espaçamento entre eixos das lâminas), esses painéis foram aplicados horizontalmente.

De acordo com o arquiteto Paulo Sophia, o brise permitiu excelente resultado estético graças à regularidade de sua distribuição. “Ele neutraliza uma volumetria marcada por vãos irregulares e difíceis de harmonizar, trazendo à superfície um caráter minimalista e de valorização das arestas e texturas do edifício. Como nosso volume é cúbico, o caráter que aflora com a aplicação dos brises lineares RB100 é de uma sofisticação despojada e natural”, comenta.

O Sistema Linear RB da Refax conta ainda com painéis nas opções RB30, RB60 e RB200 e pode ser aplicado como forro. Com dimensões variadas, essas placas são encaixadas ao porta-painel autotrava para formar planos contínuos, que também podem ser combinados. Outro diferencial desse sistema é que o espaçamento entre os painéis é variável e sua montagem pode ser feita misturando diferentes cores e modelos (lisos ou perfurados, nas posições vertical ou horizontal).

A instalação do Brise AL Linear RB100 no complexo desportivo Master foi feita por uma empresa autorizada e certificada pela Refax. Para Paulo Sophia, trata-se de um produto resolvido em seus sistemas de fixação e montagem, por isso adequa-se facilmente aos mais diferentes projetos. “Temos usado com frequência os produtos da Refax em nossas obras, empresa que tem no atendimento ao projeto e à obra o seu diferencial”, complementa.

Os brises, revestimentos e forros metálicos da Refax são fabricados em equipamentos totalmente automatizados para garantir sua perfeita padronização. Com área de 50 mil metros quadrados, a unidade fabril localizada em Bragança Paulista, São Paulo, também conta com avançadas tecnologias para reduzir ao máximo seus impactos ambientais.

www.refax.com.br
(11) 4035-0000

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 440
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora