Case

Sustentabilidade em centro de tecnologia

O novo centro de tecnologia da empresa Klabin foi implantado em lote com 15 mil metros quadrados de área, em Telêmaco Borba, no Paraná. O projeto do arquiteto Paulo Brazil integrou a construção à paisagem verde no entorno, embora preservando o conforto e segurança dos espaços internos por meio de soluções e produtos diversos, como as fechaduras La Fonte

Os produtos La Fonte, marca do grupo Assa Abloy - líder mundial em soluções completas para abertura de portas -, estão aplicados nos dois blocos que integram o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I Klabin): um destinado a laboratórios, com três pavimentos; o outro, a um espaço expositivo digital, que mostra, em dois andares, a história da empresa brasileira que atua há 100 anos no mercado de papel e celulose.

Embora interligados por passarelas, esses volumes têm acessos independentes. Nos interiores da edificação com cerca de 4 mil metros quadrados de área construída, inaugurada no ano passado, destacam-se cilindros de alta segurança e um conjunto usado para atendimento da norma de acessibilidade NBR 9050.

Por estarem em área com grande circulação de pessoas, os produtos têm acabamento cromado acetinado (CRA), que permite maior durabilidade. Alguns ambientes receberam conjuntos com acabamento personalizado preto brilhante.

A Klabin solicitou ao escritório Paulo Brazil E. Sant’Anna Arquitetos Associados um centro de tecnologia conectado à paisagem ao redor - extensa área arborizada na cidade de Telêmaco Borba, no Paraná. Para tal, o conjunto implantado horizontalmente foi amplamente envolvido por panos de vidro.

As fachadas foram projetadas com base em estudos voltados à redução da incidência solar, buscando oferecer alto desempenho térmico ao edifício que conta com diversas soluções sustentáveis.

A sustentabilidade também é uma prioridade do grupo Assa Abloy, que recentemente iniciou trabalho junto ao Green Building Council Brasil (GBC Brasil) - ONG que concede o selo Leed - para a divulgação da construção sustentável no país. Entre as medidas adotadas, a empresa é pioneira no uso do cromo ecológico, que não é tóxico e não agride o meio ambiente, realiza tratamento e reutilização da água em sua unidade de produção, além de ser a única do mercado de ferragens com as certificações internacionais de gestão ambiental ISO 14001 e gestão de qualidade ISO 9001.

www.lafonte.com.br
(11) 5693-4700
0800 77 22 0000

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 441
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora