Conteúdo CBCA

Telhas de aço: eficiência e contemporaneidade

Facilidade de execução, alta durabilidade, leveza, excelente desempenho termico e estanqueidade foram os requisitos decisivos na elaboração do projeto do Centro de Treinamento Esportivo da Universidade Federal de Minas Gerias (UFMG)

O projeto do Centro de Treinamento foi desenvolvido pela equipe da Escola de Arquitetura da UFMG, sob coordenação do professor engenheiro arquiteto e urbanista José Eduardo Ferolla. A arquitetura apresenta linguagem contemporânea marcante atribuída à envoltória curva de telhas em aço que se prolonga para a fachada oeste.

Com área construída total de 18 mil metros quadrados, a grande volumetria e concepção espacial orgânica do pavilhão empregou estruturas mistas - pilares e lajes de concreto armado com vigamentos e coberturas metálicas. A linguagem do projeto é destacada por sua cobertura sanduíche composta de telhas, isolante térmico e membrana. A telha interna é trapezoidal com altura de 40 mm e 0,65 mm de espessura e foi pré pintada na cor branco.

O conjunto de membrana termoplástica e isolante térmico, responsabiliza‑se pelo isolamento termoacústico da obra -, além de telha ondulada calandrada com 17 mm de altura e espessura 0,65 mm na superfície superior e pré-pintada na cor cinza, garantindo linguagem contemporânea e proteção.

“A superfície deste invólucro foi cortada por fendas opacas ritmadas, destinadas à coleta da água das chuvas e saída do ar aquecido da piscina”, detalha Ferolla em entrevista concedida à revista FINESTRA, edição 104.

Atendendo às exigências - e com maior difusão no mercado, por consequência - a telha em aço revestida por liga alumínio zinco destaca-se por excelente desempenho à corrosão. O revestimento é aplicado pelo processo de imersão contínua de bobinas de aço laminado a frio em banho metálico, conferindo à telha desempenho à corrosão aliado a alta refletividade à radiação solar. As normas brasileiras estabelecem especificações para o revestimento determinando, por exemplo, que a massa mínima da liga alumínio zinco seja de 150g/ m² na soma das duas faces, aplicando-se a telhas que receberão, ou não, procedimento de pintura.

Conformidade

Para garantir que o consumidor tenha assegurada a qualidade requerida, normas brasileiras estabelecem requisitos mínimos obrigatórios. A observância a elas é fundamental para garantir não apenas a durabilidade da edificação, mas também a inexistência de riscos ao patrimônio e à segurança do usuário.

E são muitos esses riscos: arrancamento das telhas pelo vento, ataque por agentes agressivos presentes no ambiente, amassamento da telha quando da execução ou da manutenção da cobertura. Os requisitos mínimos para as telhas de aço são estabelecidos pelas normas: ABNT NBR 14513 (telhas de aço revestido de seção ondulada) e ABNT NBR 14514 (telhas de aço revestido de seção trapezoidal).

www.cbca-acobrasil.org.br

Ficha Técnica

Local Belo Horizonte, MG
Área do terreno cerca de 7,10 ha
Área construída 18.758,00 m²
Projeto dezembro/2010 a março/2013
Conclusão da obra dezembro de 2015

Arquitetura José Eduardo Ferolla (coordenador), Eduardo Mascarenhas Santos, Juliano Nemer, Denise Morado, André Guazzelli, Junia Ferrari, Janaina Marx Pinheiro, Leandro Souza Onofre
Telhas empregadas ondulada calandrada LR 17 (face externa) e telha trapezoidal multidobra LR 40 (face interna)
Projeto estrutural Eng. Ari de Paula Machado 
Estrutura metálica Techneaço Engenharia (projeto, fabricação e montagem) 
Fachada oeste e cobertura Mensure (projeto, fabricação e montagem da membrana e telha)
Telhas Perfilor
Membrana
TPO Firestone

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 449
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora