Conteúdo Flexform

Desafio Flexform e Belas Artes

Com o objetivo de integrar o mundo corporativo ao universo acadêmico, a Flexform escolheu o Centro Universitário Belas Artes para propor dois desafios aos alunos dos cursos de arquitetura e design da universidade: a proposta de um novo showroom para a sede da empresa e a criação de um produto colaborativo

O desafio teve início em março deste ano e foi encerrado em junho. A divulgação dos premiados aconteceu no dia 29 de outubro, no centro universitário.

Os vencedores de ambos os desafios ganharam uma viagem para Brasília com as despesas patrocinadas pela Flexform. “O desafio proposto permitiu aos alunos vivenciarem a entrega de demandas reais do mercado de trabalho.

A parceria entre Flexform e o Centro Universitário Belas Artes foi frutífera, pois ambos têm em seu DNA o design e a inovação, e acreditam que o espaço de trabalho deve proporcionar a troca de ideias, onde a criatividade de cada um é incentivada e respeitada” explica Daniela Lima, gerente de marketing da Flexform e avaliadora do desafio.

Desafio: Criação de um produto colaborativo

O desafio de criar um produto colaborativo tinha como objetivo unir forma e função em uma peça que estimulasse a colaboração dentro do ambiente de trabalho. Mais de 50 grupos se inscreveram e os resultados foram muito interessantes: “Notamos o empenho de todos os grupos nas entregas que foram realizadas, eles compreenderam o desafio e nos surpreenderam positivamente”, afirma André Voros, supervisor técnico e engenheiro de produtos da Flexform e avaliador do desafio.

Vencedores

1º Lugar: Poltrona ISU

Bianca Demier e Silva
Érica de Souza Nunes Oliveira e Silva
Gabriela Batista Brunello
Giovanna Comin Otaviano
Guilherme Yabiku Chaves
Isabella Melo Ximenes
Medéia Gabino Suassuna

Guilherme Yabiku Chaves, participante do grupo vencedor, descreve o produto como “projetado a partir de madeira maciça Cumaru e polipropileno injetado, seu design transmite leveza, reduzindo as conexões entre assento e base. O elemento focal do mobiliário são seus pés, que possuem diagonais explícitas trazendo dinamismo, fugindo do estático ortogonal, enfatizado pela ausência de pontas e cantos, características que despertam a sensação de continuidade”.

O grupo vencedor foi orientado pelas professoras Andrea Macruz, Liliane Simmi e Denise Xavier. Denise Xavier ressalta que a experiência foi “uma grata surpresa, foi possível aproximar os alunos à indústria de uma forma bem interessante, e que gerou grande comprometimento por parte dos alunos, que compreenderam o desafio e entregaram propostas bastante criativas”.

2º Lugar: Poltrona Demonté

Anuar Hussein Sakr El Bacha
Gustavo Dantas Peixoto
Henrique Ferlini Dias
Liliane de Toledo
Otavio Lobo Ianelli
Pedro Victor Gois Soares

3º lugar: Cadeira Obtusa

Bruna Cardoso Staudohar
Fernanda Carnevalli Herrera
Lucas Holanda de Melo
Raissa Esgolmin
Sarah Iza Sola Zogheib
Wellington Lima Rodrigues

Desafio: Novo showroom para a sede da Flexform

Nesse desafio, recebemos mais de 30 inscritos e, também, ficamos surpreendidos com o profissionalismo e qualidade das entregas. Os alunos foram provocados a projetar um showroom contemporâneo, que estivesse de acordo com as tendências de open space e smart working.

“Buscamos a proposta de um showroom moderno, amplo, colaborativo e que valorizasse a interação entre o público e os produtos expostos” conta Claudio Muzi, diretor comercial e estratégico de produtos da Flexform. A arquiteta Gabriela Leite, avaliadora do desafio considerou: “Os grupos se empenharam em entender a Flexform e o seu portfólio de produtos, para propor soluções que atendam às necessidades apresentadas”.

Vencedores

1º Lugar

Gabriela Prado
Paula Bankhardt
Larissa Cassano

Gabriela e Larissa, formandas do curso de design de interiores e integrantes do grupo vencedor explicam: “O foco do projeto foi a sustentabilidade em harmonia com um ambiente clean e funcional, capaz de valorizar o protagonismo dos produtos Flexform”.

A professora e doutora Cláudia Andrade, orientadora do grupo, leciona há dez anos as disciplinas de projetos de interiores e psicologia ambiental no núcleo de Design da Belas Artes. Descreveu a experiência como “muito enriquecedora, pois trabalhamos inicialmente com a metodologia de design thinking, gerando ideias, discutindo as oportunidades, compreendendo a empresa, o mercado e os clientes.Além de pesquisar o contexto e a conjuntura mundial para estabelecer o programa de necessidades, definir os fluxos para, então, desenvolver os conceitos para cada grupo”.

2º Lugar 

Clarissa Lo-Ré
Gabriela Longarezi
Lilith Schmidt

3º Lugar

Guilherme Ribeiro de Luca
Renata Lervolino
Ricardo Pires Gimenes
Rubens Fernandes

Sobre a Flexform

Nós desenvolvemos e fabricamos há mais de 50 anos assentos corporativos que unem beleza, funcionalidade e conforto. Acreditamos que os assentos contribuem para dar personalidade aos ambientes de trabalho, auxiliam a caracterizar os locais de foco e concentração, e outras áreas que estimulam a criatividade e a troca de ideias, contribuindo para a performance das pessoas e, por consequência, das empresas. Nossos produtos englobam assentos executivos, operativos, colaborativos, além de coletividade e de auditório. Investimos continuamente em inovação, prezando pela qualidade e design.

www.flexform.com.br
c
ontato@flexform.com.br
Instagram: @flexformbr
Facebook: /flexform 



Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 446
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora