Edição 450: Rede de conhecimento


A arquitetura de Roberto Loeb chamou a atenção de Vicente Wissenbach nos anos 1980, que o citou em texto da revista PROJETO sobre os arquitetos “não alinhados” ao modernismo paulista. Despertou também o interesse de Vinícius Andrade e Marcelo Morettin ainda na época em que eram estudantes interessados pela tropicalidade da arquitetura leve de Loeb. O qual, por sua vez, foi membro do júri que elegeu vencedor o projeto do Ágora Tech Park, em Joinville (SC), de autoria do coletivo paulistano Estúdio Módulo. Renato e Lilian Dal Pian, assim como Loeb, têm obra memorável de suas carreiras contratada pela Natura: o NASP, que é a sede da Natura São Paulo. Essas são algumas das coincidências que relacionam os profissionais participantes desta edição.

Mas há outras ainda, de ordem diversa. Na fábrica, no clube, na sede institucional, no complexo corporativo, olhando em conjunto os projetos que apresentamos aqui, apreende-se na prática a máxima de que o arquiteto não é um especialista. À parte a sensibilidade e o conhecimento acumulado por cada profissional, ele atua de modo universal nos mais diversos projetos, criando espaços (privados ou públicos, arquitetônicos ou urbanos) adequados ao desfrute e às atividades humanas.

O átrio de pé-direito elevado, assim, é presença marcante nos trabalhos do Dal Pian Arquitetos (Sesc Guarulhos), do Estúdio Módulo (Ágora Tech Park, Joinville), de Gustavo Penna (Sindicato dos Metalúrgicos de Betim), do Andrade Morettin Arquitetos (Escola Beacon, São Paulo) e, porque não, naqueles do Bacco Arquitetos (Aeroporto de Vitória e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte).

Na maioria deles, igualmente, a iluminação zenital associada a tais espaços eloquentes confere a eles a primazia nos interiores, capaz de comunicar ao visitante, intuitivamente, a lógica e o caráter da arquitetura.

Também a somatória dos interiores corporativos é marcante da época que vivemos, de reinvenção do espaço do trabalho. Certamente o leitor notará a coincidência das visualidades marcantes e da diversidade de dinâmicas acolhidas pelos ambientes e mobiliário nos projetos do FGMF Arquitetos (Empresa Digital Itaú, São Paulo), Pitá Arquitetura (Escritório ING, São Paulo), Arealis (Escritório Chazz, São Paulo) e It’s Informov (sede da empresa, em São Paulo). Nas suas diversas especificidades, são escritórios que registram o pertencimento do arquiteto a uma época.

Quatro projetos de interiores corporativos e cinco de edifícios: 4 + 5, os números que compõem a marca de 450 edições da revista Projeto, comemorada nesta edição especial. Podemos pensar que são coincidências que conectam os seus criadores, como citado acima, mas não serão elas o simples curso da história da arquitetura brasileira? São, de fato, muitas as histórias que temos para contar sobre ela, à qual nos dedicamos há 47 anos, há 450 edições, como o leitor poderá depreender da entrevista com Vicente Wissenbach e Arlindo Mungioli que, um após o outro, estiveram à frente da publicação nessa longa trajetória. A cada edição, uma série de projetos e os seus ensinamentos recíprocos; a cada edição, o registro de pensamentos arquitetônicos que autoalimentam os seus autores e, potencialmente, toda a comunidade de arquitetos. Vê-los em conjunto é um desejo que nutrimos há tempos.

Alçaremos voo a partir desta edição 450. Em breve, como elucidado em detalhe no texto anterior, de Fernando Mungioli, lançaremos a nossa nova plataforma digital, onde conviverão o nosso trabalho de curadoria e a nossa expertise em retratar a excelência da arquitetura do Brasil atual, apurando os fatos e interrogando os autores, com a nossa rica história que, digitalizada, estará inteirinha à disposição do leitor. As edições impressas permanecerão através de edições temáticas não periódicas e de um anuário superespecial, no qual decantaremos as principais obras das matérias que seguiremos publicando na nova plataforma.

Que se delineiem novas teias na nossa rede de conhecimento!

Texto de Evelise Grunow, Editora executiva| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 450
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora