IT'S Informov: Sede IT'S Informov, São Paulo

Mosaico profissional

Interessada em divulgar um sistema recém-nomeado de serviços de projeto, gerenciamento e obra no setor corporativo, a ITS Informov fez de seu endereço na capital paulista uma vitrine das mais avançadas soluções de arquitetura utilizadas atualmente nesse segmento

Quando incorporou três letras à frente do nome, a empresa paulistana de arquitetura, engenharia e design enveredou de vez para um nicho no qual começava a se destacar: a concepção e a realização de espaços corporativos conforme a necessidade do cliente, em prazo curto e com alta qualidade e acabamento. IT’S significa Informov Turnkey System, algo do tipo “chave na mão”.

O modelo de atuação despontou como possibilidade anos atrás, quando uma multinacional teve o escritório incendiado e encomendou à antiga Informov a concepção e construção de uma nova sede em apenas 60 dias. Versão tímida da atual solução IT’S, a empreitada deu certo e inaugurou um novo caminho - e outro nome - para a empresa.

Sua história inclui mais uma transação inusitada. No final de 2018, um cliente foi visitar o escritório da Informov em São Paulo. Gostou tanto do ambiente que propôs instalar a sua equipe ali mesmo - decisão possível apenas se a Informov de então (cuja equipe não cabia mais no lugar) se transferisse para outro imóvel maior, cedendo-lhe o escritório. Foi assim que a marca tal como conhecida hoje mudou para o endereço corrente.

A nova sede ocupa plenamente o décimo andar (mais um vasto mezanino) de um edifício comercial em trecho nobre da zona sul paulistana. Desde o início, o partido foi evidenciar o seu modelo de negócio, ou seja, fazer daquele ambiente corporativo uma vitrine com soluções e materiais que inspirassem visitantes e possíveis clientes.

Um dos qualificadores do escritório é o pé-direito duplo, mantido aberto na recepção. Tal solução permite visualizar, já na entrada, uma ampla gama de acabamentos e itens de mobiliário. A equipe da nascente IT’S Informov esmiuçou, então, o projeto, prevendo deixar à mostra diversos materiais, do piso ao teto, dispostos contudo de modo harmônico e original. E incluiu na proposta muitas das soluções projetuais que costuma oferecer a seus contratantes. Assim, uma vez concluído, o endereço passou a funcionar também como um mostruário vivo das modalidades de espaços de trabalho contemporâneos.

Seguindo essas premissas, a nova sede ganhou forma rapidamente. “Os clientes olham, veem os materiais e quais são as possibilidades de uso. O processo de decisão tem que ser rápido”, explica Vitor Zonderico, integrante de uma das equipes de arquitetura da IT’S Informov. O aspecto rapidez determinou a implantação de um casulo junto ao bloco central da laje (que concentra halls, banheiros, elevadores, escadas e áreas técnicas), destinado ao marketing e ao departamento de computação gráfica. Ele é o encarregado da produção das imagens 3D, providenciais para tornar as minúcias do projeto mais compreensíveis aos olhos do contratante e facilitar a sua aprovação.

Em torno desse núcleo, organizam-se uma série de espaços para distintos usos, pautados pela flexibilidade, que acomodam as equipes de infraestrutura, engenharia, orçamento, planejamento, arquitetura, mobiliário, comercial, além da diretoria. Embora as salas dos diretores sejam separadas formalmente por divisórias de vidro (até que o mezanino seja finalizado e eles ocupem seus postos definitivos), alguns ambientes, como o do diretor comercial, acolhem também reuniões, quando necessário.

No restante, as estações de trabalho vão se sucedendo, interrompidas aqui e ali por pequenas salas multiúso para reunião e por itens de mobiliário que amparam conversas rápidas, dispensando o agendamento prévio de um espaço. É o caso de mesas elevadas com gaveteiros móveis e conexões para computador, além de outras com altura regulável.

O acabamento, em constante variação, ajuda a indicar as diferentes funções: do carpete em degradê passando a outro que simula paralelepípedos entremeados de musgo. O mesmo ocorre na iluminação e no forro, plano ou com nuvens, adaptados cena a cena para as diferentes necessidades luminotécnicas e acústicas.

A copa é um espaço de descompressão e palco para eventos maiores do que um happy-hour. Dotado de arquibancada curvilínea e aberto para uma das três varandas, o ambiente exibe ainda uma bancada retroiluminada – regulada para acompanhar a cor da logomarca de eventual empresa visitante. Algo semelhante ocorre com o auditório no mezanino, frequentemente cedido a parceiros comerciais para sediar treinamentos, eventos, apresentações.

“Em uma empresa com dois sócios engenheiros - antes eram apenas administradores -, a arquitetura veio para auxiliar o desenvolvimento dos projetos e obteve grande sucesso”, avalia Marcelo Breda, CEO da IT'S Informov, refletindo sobre o aumento de 28 para 60 dos profissionais de arquitetura contratados. Outro número expressivo: em oito meses no quarto – e mais recente – endereço, a empresa já cresceu o previsto para dois anos devido ao foco, justamente, no sistema IT'S.

 

It’s Informov

Originária de uma empresa de informática que depois se especializou em mobiliário, a Informov atua no segmento de interiores corporativos, sendo responsável também pela execução das obras. Renomeada IT’S Informov, mantém a sociedade entre engenheiros e administradores, dando ênfase, porém, na arquitetura: são 60 profissionais da área no seu quadro, qualificados para desenvolver projetos de diferentes naturezas.



Ficha Técnica

Sede It’s Informov 
Local São Paulo (SP)
Início do projeto 2018
Conclusão da obra 2018
Área de intervenção 1 728 m2 
Arquitetura It’s Informov - Douglas Enoki, Vitor Zonderico, Bruna Murolo, Eduardo Cabral, Thais Rocha, Carolina Bonifacio (equipe); Leonardo Medeiros (3D); Tatiana Magalhães, Ivan Imagawa, Alcebiades Brandino, Rafael Mares (técnicos); Taise de Queroz (mobiliário) Engenharia Fernando Pessoa, Fernando Portella, Fernando Patrocinio, Luiz Prado Orçamento Marcio Cardoso, Diogo Carvalho
Compras Fábio Lopes, Juliana Navega
Engenharia I2N
Estrutura Lestrut
Combate a incêndio, hidráulica Installengenharia 
Ar condicionado Projecto
Fotos Alexandre Oliveira (Jafo Fotografia

 

Fornecedores

Flow, Lumini, 6energy, Tensoflex, Lumice, Philips (iluminação);
Hunter Douglas, Uniflex (persianas);
Interface, Desso, Shaw, Beltech (carpetes);
Tarkett, Mohawk Group (vinílicos);
Alicante, Pedra de Esquina (pedras);
Indusparquet (piso de madeira do deck);
Trademixx, Owa, Hunter Douglas, Armstrong, Placo (forros);
Portwer Estrutura Metálica (estrutura metálica);
Punto Mobile, Steelcase, Vitra, Herman Miller, Flexform, Doimo, Opendesk, Martinoffice, Quatromais Móveis, Jader Almeida, Rivera Móveis (mobiliário);
Furukawa Eletric, Commscope, Panduit (cabeamento estruturado);
Dois 2 Comunicação Visual (comunicação visual);
Arkflex (divisórias retráteis);
Marcetex, Abatex, Dividesign (divisórias industriais);
Eliane (revestimentos cerâmicos);
Vertical Garden (paisagismo);
Lady, Vescom, Hunter Douglas, Eliane Revestimentos (revestimento de parede);
Wooddesign, JCS Marcenaria (marcenaria)

 

Texto de Joana L. Baracui| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 450
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora