Gustavo Penna Arquiteto & Associados e Trinia Arquitetura: Edifício Forluz, Belo Horizonte

Empenas cegas onde há maior incidência solar e envidraçamento nas faces mais extensas, a norte e a sul, definem a configuração similar à de um trapézio retangular na planta do edifício Forluz, em Belo Horizonte, projetado pelos escritórios Gustavo Penna e Trinia, ambos daquela cidade. Construída para receber a administração da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e de algumas de suas subsidiárias, a torre não compete com o imóvel mais antigo no outro lado da via. Ao contrário, acolhe-o.

No final de novembro passado, seis anos depois de vencer (em colaboração com o escritório do arquiteto Gustavo Penna) uma competição restrita para desenhar o edifício-sede da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), o arquiteto Alexandre Bragança estava entre os 400 convidados na inauguração da torre de 30 andares localizada em Santo Agostinho, bairro da região centro-sul da capital mineira – naquele momento, o seu parceiro estava fora do país. Bragança é um dos sócios do Trinia, escritório responsável, junto com o de Penna, pela arquitetura do edifício erguido em um terreno triangular, na confluência da avenida Barbacena com as ruas Mato Grosso e Gonçalves Dias. A edificação, que recebeu o nome de Aureliano Chaves em homenagem ao ex-governador mineiro e ex-vice-presidente da República (no governo do general João Baptista Figueiredo), é a segunda construída em Belo Horizonte para acomodar as instalações administrativas da Cemig. A outra, o edifício Júlio Soares, na margem oposta da avenida Barbacena, é também envidraçada (chamada por alguns de arquitetura tecnicista) e tem certa relevância arquitetônica na cidade. Foi projetada na década de 1970 pelos arquitetos Fernando Luiz Santiago e José Emílio Costa e inaugurada em 1982. Suas virtudes foram consideradas por Penna e Bragança na definição do partido do novo prédio.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante