Idom: Parque da Gare, Passo Fundo, RS

Do plano ao projeto

Repleto de equipamentos para a prática esportiva e educacional, o Parque da Gare, localizado em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, foi inaugurado em junho passado. Trata-se de uma área de cerca de sete hectares, localizada no centro da cidade e caracterizada pela topografia acidentada

O projeto é resultado de um processo linear de planejamento urbano e urbanismo. A Idom, empresa de origem espanhola que atua também no Brasil, foi a vencedora da concorrência internacional promovida pelo BID em 2012 para intervenção na cidade de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul.

O objetivo era identificar espaços livres na malha urbana da cidade e, deles, selecionar uma área estratégica, capaz de alavancar a ocupação do tecido público pela população através de projetos de viés educacional e de lazer.

Das análises do plano, estabeleceu-se como área prioritária de intervenção esse grande espaço ocioso no centro da cidade, já destinado desde os anos 70 a parque público. Seu nome é Parque da Gare, decorrente do uso original como pátio de manutenção e manobras de trem. Trata-se de uma área bem localizada, no centro da cidade, cercada por habitações e comércio.

“Propusemos um parque equipado”, informa Pedro Paes Lira, um dos autores do projeto, o que significa que, nele, convive uma quantidade expressiva de atividades. A topografia acidentada e a forma irregular caracterizam o lote. “Nas pontas, implantamos os usos principais”, explica Lira. Assim, na borda superior do parque, uma nova edificação de dois pavimentos substitui o galpão em que já se realizava anteriormente a venda de alimentos proveniente dos agricultores da cidade.

Ela conecta duas vias, de fluxo moderado. Na face posterior, em cota rebaixada, está a biblioteca/telecentro, configurando uma das entradas do parque, enquanto os espaços centrais, setorizados em patamares, são ocupados por núcleo esportivo, anfiteatro e área infantil, todos interligados por caminhos de pedestres. A ciclovia, por fim, refaz o perímetro do parque que, dada a sua escala, abriga sobretudo árvores de grande porte.

Com relação à linguagem arquitetônica, Lira enfatiza a adoção de formas e materiais com presença discreta no entorno, o que vale igualmente para o desenho de pisos. Blocos de pedra, assim, fazem a transição entre o exterior e o interior do parque. 

  
  

O grupo IDOM é originário de Bilbao, Espanha, e conta hoje com 13 unidades, como Londres, Lisboa, Cidade do México e São Paulo. A sede brasileira foi inaugurada em 2009, liderada por Pedro Paes Lira, que trabalhou na IDOM de Barcelona. Arquiteto formado pela UFPE, Lira é doutorado pela Politécnica da Cataluña.



Ficha Técnica

PARQUE DA GARE 
Local Passo Fundo, RS
Área do terreno 96.070,40 m²
Área construída 18.123,20 m²
Data do início do projeto 2012
Data da conclusão da obra 2016

Urbanismo, desenho urbano, arquitetura, paisagismo, luminotécnica, estrutura, fundações, elétrica, hidráulica, ventilação, combate a incêndio, sistema viário e acessibilidade, comunicação visual urbanística IDOM - Pedro Paes Lira, Eugénio Borges, Andreia Faley, Luciana Pitombo, Vera Leitão Pinto, Ana Camila Sanches (autores); Renata Lovro, Caio Faggin, Jesús Lazaro, Bruno Pereira dos Santos, Luiz Fernando Amorim, Maria de Miguel, Marta Calderon, Miguel Faria, Encarna Monreal, Igor Jayo, Eugénio Quilis, David Pastor, Pedro Nuñez, Marcus Ostwald, Pedro Montesinos, Marcos Souza (equipe)
Execução geral e coordenação Referência Obras e Sinalizações
Fotos Marcelo Donadussi 

Fornecedores

Vidros LM e Salton Vidros
Aberturas de alumínio Veza Alumínio
Pavimento de paver Atualitá Blocos de Concreto
Ferro e aço Gerdau
Jardinagem e arborização Zelmo Schio
Tintas e pinturas Color Tintas
Pintura eletrostática Metaro Pinturas
Telhas e revestimentos metálicos Brastelha Coberturas
Iluminação pública led Z. Light Iluminação em LED
Iluminação interna - postes metálicos Luminar
Estrutura metálica Maxi Metal
Revestimentos cerâmicos Grupodelta

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 434
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora