Isay Weinfeld: Edifício 360º

Sem frente, sem fundo, sem lados

Em vez de apartamentos convencionais, desenhar casas suspensas com quintal foi a proposta de Isay Weinfeld com o 360º, edifício recém-concluído na zona oeste da capital paulista

O arquiteto aboliu a hierarquia entre as faces da construção - acima do térreo, não existe frente, tampouco se define o que é fundo ou lateral. No entorno em que colidem a tranquilidade das ruas secundárias e o tráfego intenso da avenida Cerro Corá, e onde predominam pequenas unidades habitacionais, a arquitetura do 360º cria novos horizontes visuais e de ordenação doméstica.

Anos atrás, no lançamento do edifício 360º, que seria construído em uma das regiões topograficamente mais altas da capital, o empreendimento foi apresentado como candidato a marco urbano. Não era a primeira vez, nem terá sido a última, que um prédio postulava essa condição. Para ancorar a pretensão, os empreendedores valeram-se, entre outros pontos, da arquitetura, encargo atribuído a Isay Weinfeld.

É ainda precipitado afirmar que o recém-inaugurado 360º tenha se tornado referencial. Porém, caso a intenção se confirme, não terá sido irrelevante a participação da arquitetura. E um tijolinho nesse processo é o primeiro lugar conquistado no Future Projects Award de 2009, competição internacional promovida pela revista inglesa Architectural Review que escolhe os melhores trabalhos em projeto ou em fase de implantação.

Discorrendo sobre a situação urbana que levou ao projeto, o memorial redigido por Weinfeld registra que, na capital paulista, “o ‘normal’ é que se viva mal, apertado e enclausurado, percorrendo diariamente longas distâncias em demoradas viagens entre a casa, o trabalho e outros compromissos, de carro, ônibus ou metrô”. “Pouco é o tempo que resta ao lazer e poucas as opções para se fazê-lo em atividades ao ar livre”, pondera o documento. Uma das intenções do 360º seria oferecer alternativa a esse modelo.

Além de responder a esse desejo urbano, o projeto do edifício, relata o arquiteto, procurou atender ao mercado e ao programa definido pelo cliente. Na avaliação de Weinfeld, o 360º seria uma nova maneira de pensar a habitação multifamiliar verticalizada, escapando ao convencionalismo que empilha unidades de apartamentos, compactas e encerradas.

A solução idealizada aproveitou a situação geográfica do terreno - na rua Camboriú, no espigão onde se misturam os bairros Alto de Pinheiros e Alto da Lapa, com vistas privilegiadas da cidade - para configurar o que a equipe do escritório chama de casas suspensas com quintal. “Quintais de fato - não terraços -, projetados como verdadeiros espaços de estar, amplos, iluminados e arejados”, salienta Weinfeld.

No total, distribuem-se pelos 19 pavimentos da edificação 62 apartamentos, de sete tipos diferentes e com três dimensões distintas: 130, 170 e 250 metros quadrados. As unidades estão reunidas em duas, três ou quatro por piso, em seis arranjos. Essa profusão de layouts proporcionou uma composição volumétrica que se modifica de um andar para outro, e a inusitada plástica resultante do modo como os apartamentos encaixam-se causa, no mínimo, estranhamento.

O acesso ao edifício a partir da rua é feito por uma passarela elevada que sucede a portaria e conduz ao lobby - este, por sua vez, envolvido por um espelho d'água nos quatro lados. Em um pavimento abaixo dele (considerado no projeto como térreo) foram alocadas áreas de lazer e de serviços de uso comum, além da moradia do zelador.

O 360º conta com três pisos de garagem e, na cota mais baixa, com um andar onde ficam vestiários, depósitos e casas de máquinas, além de uma piscina descoberta. “O terreno, em forte declive, permitiu que os níveis inferiores fossem apenas semienterrados, mantendo sempre duas faces abertas à luz e à ventilação”, informa Weinfeld. É a engenhosidade topográfica do projeto que possibilita os pavimentos inferiores abrigarem, além da guarda de veículos, atividades de lazer.

O posicionamento favorável em relação à orientação norte (a edificação é deslocada cerca de 45 graus em relação ao eixo de insolação) proporcionou certa liberdade de disposição dos dormitórios, coincidente com o conceito de caixas individuais - as casas e seus quintais - em profusão vertical que definem o partido. São, assim, as áreas de lazer que corroboram a arquitetura de Weinfeld: abertas, ainda que cobertas, elas geram o desejável afastamento entre as unidades habitacionais, característica central do projeto.

  


Isay Weinfeld
 
Formado pela FAU/Mackenzie em 1975, escola na qual também já foi professor, Isay Weinfeld atua, além da arquitetura, em áreas como cenografia, cinema e desenho de mobiliário



Ficha Técnica

Edifício 360º
Local: São Paulo, SP
Data do início do projeto: 2006
Data da conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 2.797,63 m2
Área construída: 15.898,77 m2
Arquitetura: Isay Weinfeld (autor); Domingos Pascali (colaborador); Elena Scarabotolo (coordenadora); Gabriel Bicudo, Manoel Maia e Marcelo Alvarenga (equipe)
Estrutura: Esteng - Alberto Campos Rodrigues
Elétrica, hidráulica e telefonia: Prolux
Ar condicionado: Willem Scheepmaker & Associados
Esquadrias: Arqmate
Paisagismo: Isabel Duprat
Gerenciamento de projeto: Borges e Araújo Engenharia
Fundação: Portella Alarcon Engenheiros Associados
Construção: Barbara
Incorporação: Idea!Zarvos, Stan, Anfab e PDG
Fotos: Fernando Guerra, FG+SG Fotografia de Arquitetura

Fornecedores

Artspray (fachada)
Antenas Morumbi (telefonia)
SC2 (pintura)
Cauê (concreto)
ArcelorMittal (aço)
Cecrisa, Portinari (revestimentos cerâmicos)
Itaarte (granito e mármore)
Stone (pedras naturais e pré-moldados)
Atlas (pastilhas)
Gypsul (drywall)
Sincol (portas)
Erg (esquadrias de alumínio)
Cyberglass (vidros)
La Fonte (ferragens)
Suvinil (tintas e vernizes)
Sil (fios e cabos)
Amanco (tubos e conexões)
Refax (brise colmeia)

Texto de Adilson Melendez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 401
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora