MM18 Arquitetura: Escritório de internet, SP

Domesticidade e cultura brasileira

Parte arquitetura, parte cenografia, os interiores da sede do Airbnb em São Paulo foram projetados pelo MM18 Arquitetura. A intenção do cliente era que suas instalações expressassem a cultura brasileira. Nesse sentido, todos os fornecedores da obra, das indústrias aos designers de mobiliário, são nacionais

Marcos Caldeira e Mila Strauss, do MM18, são os autores dos interiores da sede paulistana do Airbnb, inaugurada no primeiro semestre do ano no Mix 422, edifício concebido pelo arquiteto Isay Weinfeld para a Idea!Zarvos.

A intenção “era que o escritório expressasse a cultura brasileira e, para isso se tornar real, todos os fornecedores envolvidos no projeto são nacionais”, pontua o texto da assessoria de comunicação da empresa de hospedagens online, originária dos Estados Unidos.

Roberto Burle Marx e Athos Bulcão também foram referências para a criação do mobiliário e de objetos, tarefa compartilhada pelos arquitetos com os designers Brunno Jahara (desenho de tapetes) e Carol Gay (luminária em latão).

Caldeira e Mila explicam que o objeto de trabalho do Airbnb está refletido no ambiente operacional, ou seja, inspirado no universo doméstico. “Possibilitamos às pessoas trabalharem sentadas como em um café, em sofás, em postos fixos ou rotativos, no balcão da cozinha ou na sala de ioga”, escrevem os autores. Desse modo, predominam as áreas de convívio na divisão espacial, das quais a principal é o grande lounge, que pode ser usado como refeitório ou para reuniões maiores, workshops, palestras e festas. Por isso mesmo, foram especificadas para o local (e nos demais espaços comunitários) peças de mobiliário facilmente manipuláveis.

Outro aspecto singular do escritório é a linguagem visual das salas de reunião, onde se procura reproduzir os interiores de algumas das casas cadastradas para aluguel. “Utilizamos inclusive técnicas de cenografia para criar esses espaços”, detalha Mila. A arquiteta lembra que, apesar de ser um projeto com elementos que simulam o ambiente residencial, predominando materiais naturais e rústicos, há muita tecnologia amparando esse aspecto.

Como exemplo, cita os telões, televisores e equipamentos de som utilizados, que são de última geração e ótimo desempenho. “Uma vez que temos pessoas trabalhando em espaços abertos, os índices de performance acústica extremamente eficientes evitam eco e reverberação”, ela informa.

Na iluminação, foram especificadas lâmpadas de led e a maior parte das janelas é dotada de persianas e blackouts, elementos que ajudam a regular a incidência dos raios solares.

 
Marcos Caldeira (FAU/Mackenzie, 2002) e Mila Strauss (Belas Artes, 2002) são sócios no MM18 Arquitetura, escritório que, nos últimos anos, vem ganhando destaque por suas engenhosas e vistosas intervenções em ambientes corporativos, casas noturnas e restaurantes, entre outros.



Ficha Técnica

SEDE DO AIRBNB
Local
São Paulo, SP
Data do início projeto e da conclusão da obra 2015
Área da intervenção 360 m2

Arquitetura MM18 - Mila Strauss, Marcos Paulo Caldeira, Fabiane Sakai, Larissa Burke (autores)
Designer de luminárias de cobre Carol Gay
Designer de estampa dos tapetes Brunno Jahara
Elétrica e hidráulica Ramoska & Castellani
Ar condicionado MLF Engenharia
Construção ACE Engenharia - ISC PLC (Guilherme Titton: gerente)
Gerenciamento Cushman & Wakefield
Fotos Fran Parente

 

Fornecedores

Áudio e vídeo Eletroequip
Ar‑condicionado Cold Control
Cabeamentos e rack DMI Soluções
Cimento queimado Bricolagem
Elétrica Broadtec Soluções
Esquadrias Mjr Vidraçaria
Forros Knauf Amf
Hidráulica PR Monteiro
Louças e metais Fogões Shop
Luminárias Carol Gay e Alphalux
Marcenaria Nogal
Mobiliário Carol Gay, Oppa, Fernando Jaeger, Atelier Industrial, Tokstok
Pedras e mármores Casa do Granito
Persianas Caran All Decor Hilding
Piso elevado Werden
Segurança Ees Brasil
Tapetes Tear Tapetes
Vegetação Hydroplantas

 

Texto de Adilson Melendez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 432
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora