Obra Arquitetos: Casa C.R., São José dos Campos, SP

Sombra multiforme

Em seu modo de projetar, a interação da arquitetura com a condição topográfica do lugar costuma conceituar as residências criadas por João Paulo Daolio e Thiago Natal Duarte, sócios do escritório Obra Arquitetos. Mas a característica relativamente plana do terreno de condomínio fechado em São José dos Campos, cidade a sudeste de São Paulo (de onde provém a dupla de arquitetos), incentiva aqui um outro tipo de aproximação criativa: em vez de blocos ora suspensos ora encaixados no solo, o mote da arquitetura é a vida doméstica na sombra sob uma grande cobertura

Seja no projeto da casa ou do edifício vertical, a arquitetura do escritório Obra é, além da expressão do lugar como mencionado acima, também aquela da técnica construtiva. No caso da residência de São José dos Campos, portanto, o pedido do contratante - um casal com três filhos - para que a casa gravitasse em torno de um pátio e que estivesse coberta com telhado inclinado foi interpretado na forma de uma grande cobertura de uma água, caracterizada pela acentuada inclinação.

Sob a parte mais elevada do telhado, na porção da casa próxima à divisa lateral (face norte) do terreno de esquina, estão situados os três dormitórios e, conectados a eles através de um patamar que se projeta para o exterior (assim como todo o corredor de acesso aos quartos), a sala íntima.

No pavimento térreo, o trecho da construção acolhe cozinha, sala de TV, área de serviço e uma sala de ginástica. Já na aba menor da implantação em L está localizada a sala de estar e jantar, ladeadas pela varanda que intermedeia os ambientes internos e os externos.

Fechamentos triangulares envidraçados fazem a ligação das paredes da casa com a cobertura, de modo que a visualização desta seja ininterrupta, tanto por dentro quanto por fora da residência.

Também o protagonismo do telhado é devido ao seu encontro com o bloco dos quartos em ambas as faces alongadas da construção, havendo um recuo de um lado, na fachada voltada para a piscina, e o rebaixo do volume sobressalente dos dormitórios do outro lado, que, opaco, protege os interiores em relação à insolação norte.

Igualmente a horizontalidade do volume suspenso da sala íntima sobre a garagem faz sobressair, na fachada frontal, o telhado inclinado. Devido ao grande volume de água da chuva que escoa pela cobertura, ela possui duplo fechamento: por cima há telhas de concreto e por baixo telhas metálicas, com um colchão de ar entre elas. Além de bom desempenho térmico, a solução minimiza o risco de vazamentos.

Todo o forro é constituído por réguas de madeira cumaru, cuja tonalidade e textura visual faz contraponto à neutralidade e regularidade dos demais materiais e acabamentos, com prevalência da estrutura metálica pintada de preto, de paredes brancas e pisos com aparência de cimento.

Quase um terço da largura do lote foi cedido ao domínio externo, configurando um jardim de acesso que, com delicadeza, acomoda os poucos degraus com os quais se ascende à cota térrea da casa, elevada em relação à rua.


Obra arquitetos

João Paulo Daolio e Thiago Natal Duarte se formaram pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU/ USP) em 2004, ano em que constituíram o Obra Arquitetos. A sede do estúdio fica no prédio do IAB/SP, no espaço onde funcionou o escritório de João Batista Vilanova Artigas. Os arquitetos têm se dedicado também ao desenvolvimento de peças de mobiliário no estúdio Moble Arquitetura de Móveis



Ficha Técnica

Casa C.R.
Local
São José dos Campos (SP) Início do projeto 2015 Conclusão da obra 2017 Área do terreno 1.382 m2 Área construída 650 m2 

Arquitetura Obra Arquitetos - João Paulo Daolio, Thiago Natal Duarte (autores); Diogo Cavallari (colaborador)
Estrutura Solofund Engenharia
Instalações DMA Engenharia
Automação Steluti Engenharia
Luminotécnica Marcos Castilha
Paisagismo Forma e Verde
Orçamento Tríade Engenharia de Custos
Painéis fotovoltáicos Proengenharia
Construção Truzzi Engenharia
Fotos Nelson Kon

Fornecedores

Indusparquet (forro de madeira cumaru e piso dos quartos);
Solarium (piso área externa);
Castelatto (porcelanato);
Saint Gobain (vidros);
AcelorMittal (telha metálica);
Tégula (telha de concreto);
Cortesia (concreto)

Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 449
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora