Pedro Taddei e Francisco Spadoni: Centro Paula Souza, São Paulo

Embora o conceito de chão público com o qual o projeto foi concebido tenha sofrido desvios, a pujança estética e funcional da arquitetura criada por Pedro Taddei e Francisco Spadoni para o complexo institucional/educacional do Centro Paula Souza manteve-se. Fazendo uso de concreto, metal e vidro, os arquitetos configuraram uma praça/porta de entrada para o ainda deteriorado bairro, no qual outras esperadas intervenções deveriam mirar-se.

Munidos de tesoura e fita adesiva, numa tarde do início de agosto, funcionários do Centro Paula Souza, em São Paulo, colavam tiras de papel kraft na face envidraçada do edifício recém-ocupado pela instituição, que fica na Luz, bairro próximo da região central da cidade. Fazia poucos dias que o governador estivera no local para inaugurar o complexo que, além da sede do órgão, reúne uma escola técnica (Etec) e as instalações do Centro de Aperfeiçoamento do Professorado.

Conteúdo exclusivo para assinantes

Por apenas R$ 6,99 mensais, você tem acesso ao conteúdo completo do acervo da revista PROJETO, com mais de 8.000 obras, projetos, entrevistas e artigos

Assine por R$ 6,99 mensaisJá sou assinante