PERFIL: Reinach Mendonça

Casa-escultura

Uma casa em um parque é encomenda inédita entre os projetos residenciais da carreira de Reinach e Mendonça. Concebida para o proprietário de um parque cultural que está sendo preparado para visitação pública em Ibiporã, noroeste do Paraná, ela terá posição central no complexo, cujo mote é a exposição de esculturas ao ar livre e o passeio em meio às áreas verdes e caminhos que há dez anos vem sendo criados pelo paisagista Rodolfo Geiser em conjunto com Christiane Ribeiro (autores, entre outros, do paisagismo do Parque Villa-Lobos, em São Paulo).

A condição antagônica da residência - posicionada em evidência, mas demandando privacidade - é tratada no projeto por meio da criação de três volumes lineares [imagem 1](distribuídos em leque) que são fechados para fora e abertos para o interior. Aproveitando o ligeiro desnível do terreno, as pontas externas dos volumes (dormitórios, estar e cozinha) se projetam em balanço [imagem 2] sobre um muro transversal de pedra.

O concreto é o material predominante na residência - ela mesma concebida como um objeto escultural [imagem 3], assinalam os arquitetos -, enquanto as demais edificações a cargo do escritório (guarita, portaria, recepção, casa de hóspedes e banheiros) serão de madeira e taipa.



Texto de Evelise Grunow| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 449
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora