Conteúdo Uniflex

Sistema inovador integrado à arquitetura

Localizado no coração de São Paulo, o Sesc Avenida Paulista abriu suas portas em abril deste ano. Projetado pelo escritório paulistano Königsberger Vannucchi Arquitetos Associados, o prédio foi estruturado a partir de edificação existente dos anos 1970. Uma de suas fachadas recebeu vidros não reflexivos, que permitem permeabilidade e iluminação natural, em associação a persianas da Uniflex para filtrar a incidência solar e promover conforto ambiental

Para adaptar o programa do antigo edifício aos requisitos do Sesc, o escritório Königsberger Vannucchi tomou dois partidos: as fachadas, que originalmente eram todas envidraçadas, ganharam novos revestimentos; nos interiores, foram removidos todos os elementos possíveis, a fim de deixar a planta livre para as novas funções dispostas ao longo de 17 pavimentos.

Estabelecer permeabilidade entre a unidade, a avenida e a rua que a ladeia foi um dos objetivos dos arquitetos. Para isso, além de amplos acessos, mirante e praças internas, adotaram vidro não reflexivo na fachada lateral, o que permitiu a visibilidade tanto de dentro pra fora quanto de fora para dentro, estimulando e convidando os pedestres a entrarem no Sesc.

Para filtrar a incidência solar nos ambientes internos, o escritório adotou persianas desenvolvidas pela empresa Uniflex, nos modelos Rolô Multilarge e Multibanded e nas opções Proteção Solar e Blackout - esta última utilizada nos espaços de espetáculos. A especificação dos produtos está alinhada às soluções arquitetônicas, como a antecâmara acústica e térmica formada na fachada envidraçada, ladeada por um terraço interno com ventilação natural, que contam com vedações definidas a partir da quantidade de luz almejada e vidro com controle solar.

“As fachadas com painéis de zinco composto e caixilhos em alumínio anodizado na cor inox e vidros de controle solar com baixa reflexão reduzem em até 50% a entrada de calor. Pelo fato de termos alta transmissão de luz, optamos por persianas de controle solar”, explica Vera Lucia Tusco, arquiteta associada do escritório autor do projeto.

A solução Rolô Multibanded equilibra tecnologia e eficiência em um sistema inovador, reduz custos e infraestrutura, tem peças com as maiores larguras e alturas disponíveis no mercado, além de frestas entre tecidos de apenas 14 milímetros. Com essa opção, é possível atingir peças de até 9 metros de largura, em até três módulos. Disponível em cinco cores, o sistema pode ser combinado aos tecidos das coleções Decor, Screen e Blackout.

Já o Rolô Multilarge 52, com tubo de 52 milímetros, atende medidas de até 7,6 metros de largura final da peça, dividido em módulos, sem curvas, de até 2,5 metros. Essa solução possui motor mais econômico com a versão Sonesse, que gera economia de mais de 20% em comparação ao grupo 519 (Multibanded), além de oferecer maior número de opcionais.

De acordo com Luiz Gaspar, diretor comercial da Uniflex, as fachadas do Sesc Avenida Paulista possuem aberturas assimétricas, com caixilhos de diferentes tamanhos, tendo sido a Uniflex a única empresa do mercado capaz de oferecer produtos que se adaptassem ao projeto arquitetônico. Totalmente integrados aos caixilhos, praticamente imperceptíveis, os modelos são motorizados e integrados à automação do Sesc. “O segredo foi, justamente, colocar as persianas para cumprir a função de proteção solar sem prejudicar a arquitetura”, comenta Gaspar.

www.uniflex.com.br 
0800 771 5922

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 444
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora