Basiches Arquitetos Associados: Escritório, São Paulo

Ambiente cibernético

Com três lajes de cerca de 3 mil metros quadrados, o robusto e antigo edifício de concreto, na zona sul de São Paulo, apresentou-se como a solução para sediar a Locaweb, empresa do setor de serviços para internet

A proposta de interiores, implantada em etapas, foi desenvolvida pelos arquitetos José Ricardo Basiches e Ronaldo Shinohara, que distribuíram de forma integrada os cerca de mil postos de trabalho.

O edifício horizontalizado, com lajes de grandes dimensões e linhas fabris, abrigou instalações industriais durante a maior parte de sua existência. Com pés-direitos generosos, pilares bem espaçados, aberturas nas quatro faces privilegiando a entrada de luz natural e localização em região servida por boa infraestrutura de voz e dados, o prédio também reúne características que o tornam receptivo a uma grande empresa da área de web.

Das três grandes lajes ocupadas pela Locaweb, uma foi objeto de intervenção dos arquitetos para acomodar os escritórios da empresa. As outras duas abrigam parte do escritório e o datacenter, projetado no exterior por especialistas na matéria.

A definição do layout integrado, que dá lugar a cerca de mil funcionários e garante o melhor fluxo do trabalho, teve como ponto de partida reuniões com os responsáveis pelas oito diretorias, para levantamento das necessidades funcionais de cada equipe.

“Algumas são maiores, outras menores, mas todas deveriam receber o mesmo tratamento”, explica José Ricardo Basiches, um dos autores do projeto. O resultado aparece na forma de amplos espaços panorâmicos, com unidade visual determinada pelos materiais de acabamento e pelo mobiliário que repete as cores da empresa - vermelho, branco e cinza.

A distribuição reservou uma das laterais para sanitários, copas, áreas técnicas e salas de reuniões, criando uma extensa circulação delimitada por divisórias baixas de gesso.

Por se tratar de uma grande laje, era preciso pontuar o ambiente com alguns elementos de destaque, tais como a pintura laqueada vermelha em todas as portas, a programação visual inspirada em antigos videogames e o revestimento dos pilares com laminado melamínico também em vermelho.

A paginação do forro combina placas acústicas e luminárias modulares em disposição linear que viabiliza constantes mudanças de layout no grande salão operacional. As instalações correm sob piso elevado revestido por carpete em placas. Para algumas das paredes foi escolhido o revestimento cinza, uma espécie de papel de parede de elevada resistência, próprio para locais de alto tráfego.

Implantado em terreno amplo e repleto de áreas verdes, o edifício conta ainda com grande terraço coberto no perímetro do primeiro pavimento. Essas condições foram aproveitadas pelos arquitetos para a criação de áreas de convivência e reuniões informais.

Existe um projeto de ampliação da sede da empresa, sem data definida para a implantação. A nova proposta inclui a construção de outro volume para escritórios e uma extensa passarela de acesso coberta.

Basiches Arquitetos Associados - José Ricardo Basiches formou-se em arquitetura no Centro Universitário Belas Artes, de São Paulo, em 1997. É titular do escritório Basiches Arquitetos Associados, estabelecido desde 1999. Ronaldo Shinohara (FAU/Mackenzie, 1997) passou a colaborar com o escritório em 2005 e tornou-se sócio em 2010



Ficha Técnica

Sede da Locaweb
Local: São Paulo, SP
Data do início do projeto: 2009
Data da conclusão da obra: 2011
Área de intervenção: 3.078 m2
Interiores: Basiches Arquitetos Associados - José Ricardo Basiches e Ronaldo Shinohara (autores)
Instalações: Gera AD
Ar condicionado: L+F
Construção: Lock
Comunicação visual: LEN
Fotos: Fran Parente

Fornecedores

Vescom (revestimento vinílico)
Medeiros (marcenaria)
Formica (laminado melamínico)
Neocom (divisórias)

Texto de Nanci Corbioli| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 402
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora