Bloco Arquitetos: Loja Outsider, Brasília

Galpão envolto por blocos aparentes

O projeto de arquitetura e interiores desenvolvido pelo escritório Bloco Arquitetos é reflexo da diversidade do programa de necessidades da loja de móveis Outsider, em Brasília. O galpão também funciona como espaço de eventos, galeria de arte e oficina de gastronomia. Envolvida por uma camada de blocos de concreto aparentes, a edificação existente foi transformada em um ambiente aberto e conjugado capaz de atender à multifuncionalidade.

Um antigo galpão situado no Setor de Oficinas Sul (Sofs) foi requalificado para abrigar as multifunções da loja de móveis brasiliense. Planejada para agregar oficinas mecânicas, a área, assim como outras circundantes ao Plano Piloto, tem sido apropriada para novos fins comerciais. Os atrativos são aluguéis mais baratos e imóveis mais amplos que os disponíveis na região tombada. “A Outsider é uma dessas lojas cuja necessidade de um espaço aberto, maior, expositivo, multifuncional e mais barato fez com que a proprietária buscasse um ambiente menos tradicional e a intervenção arquitetônica refletisse essa multidisciplinaridade comercial”, informa o arquiteto Daniel Mangabeira, que, ao lado de Henrique Coutinho e Matheus Seco, é sócio do escritório Bloco Arquitetos, responsável pelo projeto de arquitetura e interiores da Outsider.

Mantendo a disposição espacial do edifício original, os autores optaram por envolvê-lo com uma camada composta por blocos de concreto aparentes. O revestimento cumpre a função de demarcar a área de intervenção e direcionar a nova entrada da edificação, gerando uma divisão clara entre o que existia e o que foi criado. Na parede inclinada no acesso, os blocos de concreto foram usados de duas formas distintas: furado tradicional de vedação e transformado em viga estrutural. Além disso, todos os ambientes têm o mesmo piso (cimento queimado), o que evidencia a necessidade de simplificar o uso de materiais para permitir a multifuncionalidade do espaço de forma harmônica.

Uma escada central foi construída com concreto moldado in loco (as laterais são de alvenaria) e pintada com tinta epóxi branca. “Sua materialidade é indefinida, não se parece com o que estava antes ali ou com a rusticidade da camada de intervenção. É o elemento estruturador do espaço interno da loja e também exerce função estrutural ao criar suporte e apoio à frágil estrutura metálica do mezanino existente”, explica Mangabeira.

O salão principal com pé-direito duplo expõe móveis vendidos pela loja, mas está apto a receber outras ocupações. No fundo do galpão, abaixo do mezanino, uma estante funciona como apoio para as oficinas de gastronomia e expositora de objetos de decoração. Reforçando o caráter multidisciplinar, o mezanino também foi pensado para ser ocupado, no futuro, por um artista, que o utilizará como sua residência. Cadeiras e poltronas são suportadas por andaimes móveis reaproveitados da construção.

A reutilização de materiais foi uma resposta ao orçamento modesto de que o projeto dispunha, tornando-o mais viável e sustentável. Um portão de ferro antigo, por exemplo, foi relocado para um trilho externo e grafitado. A cobertura, telha e forro passaram por reforma. A estrutura metálica existente foi usada como suporte para a instalação dos elementos de iluminação (com exceção de uma fita de led, aplicada acima da parede de tijolos), permitindo a modificação da luz com facilidade e a criação de diversos cenários.

  
Bloco Arquitetos
Matheus Seco (FAU/UnB, 1999) é mestre em arquitetura pela Bartlett School of Architecture, UCL, Londres, e atualmente preside o IAB/DF. Daniel Mangabeira (FAU/UnB, 1999) é mestre em arte e arquitetura pela Universidade de Westminster, Londres. Junto com Henrique Coutinho (FAU/UnB, 1998), eles fundaram o escritório Bloco Arquitetos, anteriormente batizado de Domo Arquitetos e constituído em 2008



Ficha Técnica

Loja Outsider
Local Brasília, DF
Data do início do projeto 2013
Data da conclusão da obra 2014
Área do terreno 442,49 m²
Área construída 377 m² (299 m² no térreo e 78 m² no mezanino)
Arquitetura, interiores e luminotécnica Bloco Arquitetos - Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho e Matheus Seco (autores)
Fotos Joana França

Fornecedores

Premoldado Brasil (tijolos de concreto)
Marmoraria Granos (pedras, mármores, granitos)
Suvinil (tintas)

Texto de Camila Gonzalez| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 430
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora