Paulus Magnus e Muti Randolph: Casa noturna em São Paulo - SP

Ciclo trimestral

Ciclo trimestral
O lugar foi inaugurado no segundo semestre de 1999, quando enfrentou tumultuado processo de fechamento por questões de segurança, com a pretensão de ser a mais bem aparelhada casa noturna do país. Já passaram por ali alguns dos mais prestigiados discotecários do mundo, como o inglês Paul Oakenfold.

Magnus não aproveitou nenhum elemento do imóvel existente - um antigo restaurante -, a não ser a área destinada aos escritórios. Segundo o arquiteto, o espaço não comportava o programa, devido a problemas como o pé-direito inadequado, opinião endossada por consultores acústicos, que desaconselharam uma simples reforma. Os ambientes foram reconstruídos.
Junto à entrada, ficou o lounge; no centro, a pista de dança; e, ao fundo, o chill-out, espaço semelhante ao primeiro, utilizado para intervalos e descansos. A arquitetura serve como suporte para as propostas dos artistas e é, para o arquiteto, "quase museográfica". A neutralidade arquitetônica, por isso, é intencional e funciona como definidora da ocupação e da infra-estrutura.
Já o trabalho de Randolph, inspirado no psicodelismo, transformou completamente os ambientes com a utilização de cores fortes e brilhantes, que se aproximam das utilizadas pelo designer dinamarquês Verner Panton (1926-98), autor da célebre cadeira Panton. O primeiro espaço, todo prateado, foi idealizado para "elevar os espíritos"; a pista, com muito colorido, foi criada para "libertar os espíritos"; e o local do fundo, no formato de um útero, tem a intenção de "aquecer os espíritos".
Como até agora não foi concretizada nenhuma mudança no espaço, não é possível avaliar a execução global da idéia, que envolve convites a artistas plásticos como Leda Catunda e Franz Krajcberg.

Texto de Fernando Serapião
Edição 246 - agosto 2000

Na fachada neutra, revestida com placas metálicas, destaca-se o logotipo
As pastilhas cerâmicas são destaque do túnel de acesso, que liga a porta de entrada ao lounge
 
A pista de dança é marcada por um grafismo psicodélico
O prateado domina todo o espaço destinado ao lounge
Croqui

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 246

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora