Rosenbaum e Aleph Zero: Youtube Space, São Paulo

A internet em espaços físicos


Também com forte presença na internet, o canal de vídeos Youtube inaugurou no bairro do Bom Retiro, em São Paulo, o quinto Youtube Space no mundo. Sediado na ONG Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias (leia PROJETOdesign 299, janeiro de 2005), é dedicado ao aprendizado, criação e colaboração de alunos por meio de modernos equipamentos de audiovisual.

O laboratório tem interiores desenvolvidos em parceria pelos escritórios Rosenbaum e Aleph Zero. Segundo a equipe de Rosenbaum, como o instituto demandava espaços extras para abrigar as atividades do Youtube Space, um dos três elementos principais que direcionam o projeto foi a viabilização da convivência de fluxos, respeitando o uso consolidado e potencializando a nova setorização dos espaços. Os outros dois são a infraestrutura atual e a iluminação natural.

O projeto de luminotécnica trabalha “com itens pontuais quando é pertinente para criar acolhimento e com iluminação em todo o ambiente para que sua usabilidade ocorra como um todo”, anota a equipe de Rosenbaum. Os autores detalham ainda que a luz indireta foi usada em locais de conversas mais informais, enquanto a direta foi empregada para criar uma cena específica.

A área de convivência é marcada por cores quentes, estampas distintas no piso, parede e sofá, e um painel luminoso, com o ícone da marca. De acordo com o escritório Rosenbaum, a “identidade visual foi dada pela sobreposição de padrões gráficos que trazem dinamismo para a linguagem do ambiente, misturada ao uso da madeira”. Além da alta incidência de luz natural, esse setor conta com luminárias pantográficas em madeira pinus com lâmpadas de led, pendentes com fio de tecido e lâmpada de filamento, tubulares fluorescentes e luminárias com aletas antiofuscantes, que podem ter a luz projetada 50% para a mesa e 50% para o teto, ou ser usada de modo indireto - todas desenvolvidas pela Arquitetura da Luz. “O projeto pedia peças que fossem de luz direta e indireta, por isso não utilizamos a tubo led”, comenta Edmir Malveze, proprietário da empresa.

Nas salas de aulas, as luminárias instaladas simetricamente deveriam atender todo o ambiente. “Para saber se a iluminação era suficiente, avaliamos e fizemos alguns cálculos pelo software Dialux. Precisávamos atender a demanda de 500 lux”, acrescenta Malveze.Na sala de reuniões, armações de madeira que vão do piso ao teto dão sustentação para a mesa e para o trilho de luminárias spot e lâmpadas  tubulares.

 
Escritório Rosenbaum
Rosenbaum é um escritório de design e inovação, cuja equipe atua a partir do conceito do morar ampliado, que, além do projeto do espaço físico e da estética do objeto, integra valores de conexão, identidade cultural, cultura popular, memória e inclusão. São sócios do escritório o designer Marcelo Rosenbaum e a arquiteta Adriana Benguela (Unesp/Bauru, 1995)



Ficha Técnica

Youtube Space
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2015

Data da conclusão da obra 2015

Arquitetura e luminotécnica 
Rosenbaum e Aleph Zero

Construção Foz 

Fotos Diego Cagnato

Fornecedores

Arquitetura da Luz (luminárias)
Oriol (marcenaria)
Artachos (tapeçaria)
Vitra 
(cadeiras)


Texto de Gabriela Nunes| Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 427
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora