Case

Design e desempenho em divisórias

Adquirida pelo Grupo Mangini International, em 2015, a Interact tornou-se a única multinacional no segmento de divisórias com atuação no país. A empresa agora conta com novas tecnologias e o know-how do design italiano, o que possibilita ainda mais soluções para diferentes tipos de projeto, além de reforçar o compromisso de desenvolver produtos com alto desempenho técnico, tornando os ambientes mais seguros e confortáveis.

No projeto de interiores da sede da Booking.com, na capital paulista, concluído em 2013 pela Arealis Brasil, empresa especializada em espaços corporativos, as divisórias aparecem como um elemento arquitetônico decisivo, criando ambientes que estimulam o desempenho e a criatividade dos funcionários. Coube à Interact o desafio de desenvolver paredes de vidro curvas que, sem o uso de caixilhos, acompanhassem o conceito de fluidez dos percursos onde os arquitetos previam cantos arredondados. A personalização também teve o papel de preservar a identidade da empresa holandesa de reservas online de hotéis, por meio da aplicação de imagens dos principais pontos turísticos mundiais nos fechamentos das áreas coletivas.

“A Interact, desde as primeiras etapas de desenvolvimento do projeto, demonstrou uma atenção diferenciada. Houve uma importante interação entre nossa equipe e a dos arquitetos da empresa, o que possibilitou a realização desses fechamentos personalizados. É uma proposta muito específica e única, e sem essa atenção não teria sido possível a sua realização”, explica o arquiteto Enrico Benedetti, da Arealis, responsável pelo projeto.
A sintonia entre as empresas resultou em mais uma parceria. Trata-se do projeto, já em fase de conclusão, da sede da instituição financeira Cetelem, em Barueri, SP, que rompe com a organização ortogonal comum nesse tipo de ambiente e propõe o enfoque nas circulações.

Para isso, foram criadas divisórias de painel industrial duplo, que oferecem mais opções de cores e texturas com tratamento acústico. Além disso, o uso de divisórias de vidro proporcionará amplitude ao espaço e dará unicidade ao projeto, quando combinadas a painéis com formas irregulares.

“Em relação às divisórias, o desafio estava na execução da planta e das peças não regulares. Não existem módulos neste projeto, sendo todas as peças, portanto, singulares. A Interact foi responsável por esse detalhamento e, após compreender o partido arquitetônico, manteve-se fiel ao conceito de projeto da Arealis para a Cetelem”, garante o arquiteto.

A capacidade de customização da Interact foi ampliada com sua aquisição pelo Grupo Mangini International, que há mais de 60 anos vem sendo reconhecido pela busca contínua por soluções inovadoras. A colaboração também permitirá oferecer uma gama de produtos bastante extensa e versátil, extrapolando o já consolidado segmento corporativo.

De acordo com Ivan Tallarico, diretor regional para a América Latina do Grupo Mangini, haverá a incorporação do design italiano, com um restyling da linha de produtos atual, e a chegada de novos itens. A princípio serão disponibilizadas a linha Flux, em alumínio, e a tradicional Planika, em aço. “São produtos sem similares no Brasil, como divisórias anti-incêndio, corta-fogo, antissísmica. Deveremos em breve trabalhar também com a linha de divisórias hospitalares e clean room, a Kybos”, ressalta.

Com sede em São Paulo e escritórios de vendas no Rio de Janeiro e Brasília, a Interact é uma das líderes no mercado brasileiro, com um volume de negócios em crescimento constante. “A aquisição se destina a promover os produtos Mangini em um mercado com alto potencial e colocar-se como base para a expansão comercial em toda a América do Sul”, explica Tallarico.

Segundo o diretor, haverá um modelo de distribuição para os mercados do Mercosul. “Já foram feitas prospecções na Argentina e no Chile, onde alguns processos estão sendo trabalhados, e com grande possibilidade de sucesso, já que nesses países não existem empresas com capacidade de produção e atendimento como a Interact”, ele conclui.



Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 429
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora