Case

Performance térmica para esquadrias de alumínio

São Paulo, Rio de janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul já contam com obras que utilizam esquadrias de alumínio Aura System com thermal break. Produzido pela Tera Metais, esse perfil tem efetivo corte térmico, gerando uma barreira contra efeitos do frio e da irradiação solar, além de proporcionar conforto acústico

A preocupação cada vez maior da sociedade com o consumo consciente de energia elétrica e o aumento da demanda por tecnologias com performance térmica justificam a decisão da Tera Metais de incluir o thermal break (perfil de alumínio com corte térmico) em seu sistema de esquadrias de alumínio Aura System.

Segundo o diretor de Marketing e Vendas da Tera Metais, Michael Eidinger, existiram no Brasil, desde meados dos anos 1990, iniciativas para viabilizar a tecnologia thermal break, embora sem sucesso devido a fatores como falta de informação e de exigências por performance térmica e acústica na esquadria, alto custo e longo prazo para produção.

Com a instalação da infraestrutura fabril para produzir o perfil Aura System com thermal break no país, a empresa viabilizou custos e prazos menores. Já é possível, por exemplo, encontrar residências de alto padrão, edifícios comerciais e hospitais com esse sistema de esquadrias em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, o que confirma a receptividade para a tecnologia no mercado brasileiro.

A esquadria Aura System com thermal break é composta por perfis extrudados de alumínio (face externa e interna) e perfis de poliamida (no centro) interligando ambas as faces – por ter baixa condução térmica, a poliamida corta a transmissão de calor e de frio que ocorre no alumínio.

“Se fizermos uma analogia com uma panela ao fogo, a panela seria a face externa do perfil exposto ao sol, a poliamida seria o cabo de baquelite, e o lado interno do perfil seria a mão de quem está segurando o cabo da panela ao fogo”, explica Eidinger.

Além da proteção térmica na esquadria de alumínio - que pode torná-la equiparável à esquadria de PVC em isolamento térmico e acústico - esse perfil contribui para o desempenho acústico e sua produção permite a execução de produtos bicolores, ou seja, com cores e acabamentos distintos, externa e internamente.

A poliamida, explica Michael Eidinger, pode ser comparada ao PVB, em sua propriedade de isolante acústico, que também exerce no vidro laminado: quando uma onda sonora entra dentro do perfil, transita pelo metal, e, em contato com a poliamida, perde energia e colabora com a performance acústica.

“O perfil de alumínio com thermal break, integrado ao portfólio de soluções de alto padrão de qualidade e de tecnologia das esquadrias Aura System, agrega uma vantagem singular para o cliente exigente, preocupado com o conforto e os desempenhos térmico e acústico, quesitos que transcendem os critérios funcionais e estéticos”, ressalta Eidinger.

Em parceria com empresas consolidadas no mercado europeu, contando com know-how e avançada tecnologia industrial de perfis de alumínio, a Tera Metais desenvolve soluções especiais para as mais variadas necessidades arquitetônicas.

www.terametais.com.br
www.aurasystem.com.br 
(11) 4487-6474

Texto de | Publicada originalmente em Projeto Design na Edição 441
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora